domingo, 20 de setembro de 2020

As 10 mais dos Ramones

Ricardo Gozzi - do site Roque Reverso



Fim de tarde de quarta-feira, começo de noite, teria que ver ao certo. Mensagem no celular. É Flavio Leonel com ares de urgência. Esqueci de alguma coisa importante para o Roque Reverso ou o palmeirista quer apenas provocar um humilde e discreto corintiano antes do clássico.

Mas não. Ele tinha acabado de ouvir “The KKK Took My Baby Away” na Kiss FM. Eu também. Afinal, nossas desafinadas limitam-se ao futebol, ou seja lá o nome que se dê a essa aberração em que transformaram o ludopédio.

“Tava aqui ouvindo o Alternativa KISS e tocou ‘The KKK Took My Baby Away’, que é a minha segunda preferida dos Ramones. Daí lembrei que a gente nunca fez as 10 mais dos Ramones! O que é uma heresia”, escreveu meu amigo e editor.

“Lá vem trabalho”, pensei, cansado antes mesmo de começar.

Na maldade, levantei o nome do jornalista Márcio Anaya, nosso amigo comum e um dos maiores conhecedores de Ramones em Língua Portuguesa que conhecemos.

Até brinquei que, ao vivo, minha favorita dos Ramones começava com “one, two, three, four”. E é verdade. Mas não teve jeito. Não consegui escapar.

O problema de falar em Ramones pra mim é que remete à minha formação como ser humano, se é que isso tem algum significado.

Adorava tirar as músicas na guitarra. As sequências, as levadas e os riffs eram claros, simples, básicos, e eu só esquecia algum trecho graças à minha incrível capacidade de dispersão.

Eu gostava tanto de Ramones que numa época cheguei a acreditar que a banda não existia, que era coisa da minha cabeça. Eu precisava ver com meus próprios olhos. E vi.

Para minha sorte, o Ramones era uma das raras atrações internacionais a visitar o Brasil quase todos os anos entre o fim dos Anos 1980 e o início dos Anos 1990.

De todos os shows do Ramones em São Paulo dos quais tive conhecimento, não estive presente em apenas um: o do extinto Projeto SP. Fui em todos os outros que soube, em todas as datas de cada passagem da banda norte-americana pela capital paulista.

Busão Imirim-Lapa, o número da linha me foge, plantão na frente do Olympia e uma carona básica pra voltar pra zona norte, numa época em que careca odiava cabeludo, os shows entravam pela madrugada e, quando terminavam, já não tinha mais ônibus nem metrô.

Escolher dez? Fala sério!

Já que é assim, seguem três listas para serem lidas em qualquer ordem para não haver favorecimentos:

As 10 melhores dos Ramones

Strength to Endure
I Believe in Miracles
Poison Heart
I Wanna Live
Pet Sematery
Psycho Therapy
Cretin Hop
Rockaway Beach
Do You Remember Rock’n’roll Radio?
Blitzkrieg Bop

As 10 melhores versões feitas pelo Ramones

Substitute
Street Fighting Man
Somebody To Love
What a Wonderful World
Out of Time
Take It As It Comes
Surfin’ Bird
Have You Ever Seen the Rain?
Do You Wanna Dance?
Spiderman

As 10 melhoes do Ramones ao vivo

I Wanna Be Sedated
Rock’n’roll High School
Sheena is a Punk Rocker
Suzy is a Headbanger
The KKK Took My Baby Away
Chinese Rocks
Ignorance is a Bliss
To Tough to Die
Gimme Gimme Shock Treatment
I Don’t Wanna Walk Around With You

Enquanto eu fazia as três listas, o Flavio já tinha a única dele, que é essa aqui:

1 – Blitzkrieg Bop
2 – The KKK Took My Baby Away
3 – I Believe In Miracles
4 – Needles And Pins
5 – Sheena Is A Punk Rocker
6 – Do You Remember Rock ‘n’ Roll Radio?
7 – I Wanna Be Sedated
8 – Commando
9 – Teenage Lobotomy
10 – Cretin Hop

Desde que começou como um pequeno blog apenas por diversão, o Roque Reverso já teve os Top 10 do AC/DC, dos Rolling Stones, do Metallica, do Guns N’ Roses , do Aerosmith, do Queen, do R.E.M. e dos Beatles, de longe o mais difícil de elaborar e o de maior sucesso da história deste veículo de informação e entretenimento. O mais recente foi o do U2.

Reveja abaixo as listas dos editores do Roque Reverso para os Ramones. É claro que, mesmo com as variações específicas adotadas desta vez, muita coisa boa ficou de fora, mas isso faz parte da tradição das listas.

Fique à vontade para detonar ou para mandar a de vocês também! E isso também vale para as listas anteriores!

Top 10 Ramones – Ricardo Gozzi

Strength to Endure
I Believe in Miracles
Poison Heart
I Wanna Live
Pet Sematery
Psycho Therapy
Cretin Hop
Rockaway Beach
Do You Remember Rock’n’roll Radio
Blitzkrieg Bop

Top 10 Ramones – Flavio Leonel

1 – Blitzkrieg Bop
2 – The KKK Took My Baby Away
3 – I Believe In Miracles
4 – Needles And Pins
5 – Sheena Is A Punk Rocker
6 – Do You Remember Rock ‘n’ Roll Radio?
7 – I Wanna Be Sedated
8 – Commando
9 – Teenage Lobotomy
10 – Cretin Hop

Top 10 – Melhores versões feitas pelo Ramones – Ricardo Gozzi

Substitute
Street Fighting Man
Somebody To Love
What a Wonderful World
Out of Time
Take It As It Comes
Surfin’ Bird
Have You Ever Seen the Rain?
Do You Wanna Dance?
Spiderman

Top 10 Ramones ao vivo – Ricardo Gozzi

I Wanna Be Sedated
Rock’n’roll High School
Sheena is a Punk Rocker
Suzy is a Headbanger
The KKK Took My Baby Away
Chinese Rocks
Ignorance is a Bliss
To Tough to Die
Gimme Gimme Shock Treatment
I Don’t Wanna Wal Around With You
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário