sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Os 40 anos do álbum ‘Blizzard of Ozz’, o primeiro solo de Ozzy Osbourne

Do site Roque Reverso



O mês de setembro de 2020 marca o aniversário de 40 anos do álbum “Blizzard Of Ozz”. O disco traz a estreia de Ozzy Osbourne em carreira solo, após sua saída do Black Sabbath em 1979.

“Blizzard Of Ozz” não somente salva a carreira de Ozzy, que estava muito desacreditado após sua saída do Sabbath, como revelou ao mundo a grande dupla que ele fez com o impressionante guitarrista Randy Rhoads.

Com clássicos do heavy metal, como “Crazy Train” e “Mr. Crowley”, além de outros hits, como “Goodbye to Romance”, “I Don’t Know” e “Suicide Solution”, o disco está entre os maiores do heavy metal e, não por acaso, é o grande sucesso de vendas de Ozzy.

O título do disco é um trocadilho com o título em inglês do filme “O Mágico de Oz” (“The Wizard of Oz”).

Randy Rhoads veio do grupo Quiet Riot, onde gravou os discos “Quiet Riot” (1977) e “Quiet Riot II” (1978). Mas a dupla que construiu com Ozzy e os clássicos inseridos no heavy metal são daquelas que marcam a história da música.

A abertura e os riffs de “Crazy Train” são daquelas coisas que poucos nomes e bandas alcançaram dentro do heavy metal. O mesmo vale para o solo de “Mr. Crowley”, que faz, ainda hoje, 9 entre 10 marmanjos se emocionarem em shows de Ozzy Osbourne.

Ambas as músicas foram lançadas como singles no mesmo dia da chegada do álbum. Vale lembrar que o disco saiu no dia 20 de setembro de 1980 no Reino Unido, mas só sairia em 1981, no dia 27 de março, nos Estados Unidos, onde o sucesso foi fundamental para a consagração.

Randy Rhoads ainda gravaria “Diary of a Madman”, que seria lançado em novembro de 1981. Morreria, no entanto, em março de 1982 num bizarro acidente de avião.

Desde a morte de Rhoads, que emociona Ozzy até os dias de hoje, o ex-vocalista do Sabbath sempre tenta achar alguém do nível do amigo. Chegou perto algumas vezes, como no caso de Zakk Wylde, mas jamais encontrou alguém no mesmo nível técnico.

Completavam a banda que gravou “Blizzard Of Ozz” o baixista Bob Daisley, que tocou no Rainbow; o baterista Lee Kerslake, que tocou no Uriah Heep e faleceu no sábado, dia 19 de setembro de 2020, de câncer; e o tecladista Don Airey, atualmente no Deep Purple.

O álbum teve sua cota de polêmica em torno da canção “Suicide Solution”, já que quatro anos após o lançamento, um adolescente se matou com um tiro na cabeça supostamente após ouvir a música.

Ozzy e a gravadora CBS foram processados pela família, mas houve absolvição por parte da Justiça. Ozzy chegou a se manifestar que não havia qualquer apologia ao suicídio e que a música lembrava do amigo e vocalista, Bon Scott (do AC/DC), que morreu em fevereiro de 1980 após uma bebedeira gigante.

Com a exceção dessa polêmica, o álbum “Blizzard Of Ozz”, está inserido de maneira positiva na história do heavy metal, do rock e da música. Além do conteúdo que se tornou clássico, foi fundamental para evitar que Ozzy Osbourne entrasse num eventual ostracismo e que fosse lembrado “apenas” pela fundamental participação no Black Sabbath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário