sábado, 26 de setembro de 2020

Continuamos a busca por alguma luz no final de qualquer túnel

O texto abaixo talvez resuma bem o que músicos e artistas em geral estão sofrendo com esta pandemia de covid-19. Não é só sobre a m´sica e a falta de trabalho. É também uma reflexão do cotidiano que envolve um artista engajado e com posições políticas sólidas, que tem sucesso e uma condição um pouco mais privilegiada, mas ainda assim tem consciência do que vivemos e na falta de soluções, ao menos no curto prazo, para amenizar a questão. 

Tico Santa Cruz (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Tico Santa Cruz - vocalista do Detonautas Roque Clube - publicado originalmente em soa página no Facebook

Confesso a vocês que tem sido muito difícil seguir nessa quarentena. São 6 meses sem trabalhar, com a rotina familiar completamente mudada, tendo de lidar com o desejo legítimo dos meus filhos de saírem de casa para interagir com o mundo. 

Já expliquei a eles que a pandemia não acabou, que ainda tem em média de 800 a 1.000 pessoas morrendo todos os dias. O equivalente a 4 ou 5 aviões caindo lotados - para que eles não banalizem essas vidas. 

Me preocupo com a saúde mental de todos nós e após todo esse tempo, ainda não tenho a menor ideia de quando poderemos retomar minimamente nossas vidas “normais”. 

O comércio já voltou, os shoppings voltaram, voltaram praticamente todas as atividades com exceção da escola de forma presencial e da indústria da qual faço parte. 

Impossibilitando assim que possamos fazer qualquer coisa que demande um gasto financeiro que por responsabilidade, não tenho como arcar. 

Nunca fiz dívida na minha vida. Tenho trauma disso porque na minha adolescência vivenciei minha família que tinha uma condição de vida muito boa, em dado momento passar a não ter nada! 

E apesar de ter morado num condomínio que classe média alta na Barra da Tijuca, dentro da geladeira ao longo de um grande período só tinha ovo e água e na época as escolas tinham o hábito de retirar da sala os alunos cujo os pais não pagavam a mensalidade, de forma que todo mês meu nome era chamado e me sentia envergonhado por se exposto dessa maneira! 

Um belo dia cheguei nesse apartamento e ele estava lacrado - eu havia sido despejado - e tudo que estava lá dentro: minhas roupas, minhas medalhas, minhas fotos, foi levado para um depósito e nunca mais tive acesso! 

Esse capítulo da minha história me deixou ensinamentos, cuidados e até uma certa paranóia com relação a economia doméstica e relação com dinheiro. Jurei a mim mesmo que não passaria novamente por isso e nem deixaria que meus filhos e minha família passassem! 

Construí minha carreira, minha história, obtive sucesso no que me propus a fazer e pude oferecer privilégios e conforto a quem amo. Mas nunca foi milionário e nem Rico. 

Na conjuntura do país, tenho pela consciência de que minhas condições são melhores que milhões de pessoas, mas trabalho incansavelmente para MANTER o que conquistei e não para acumular mais! 

Porque a vida de um artista de Rock nesse país é compatível com a vida de qualquer artista que não tenha a visibilidade dessa geração que possui grande alcance com suas músicas, shows e espaço na TV. Ou seja, RALAÇÃO PRA Caralho e nunca me incomodei em ter de trabalhar o necessário para seguir com meus sonhos. 

Contudo, até quando ficaremos sem nossos shows? Até quando ficaremos reféns de uma quarentena mal administrada pelas autoridades, onde quanto mais as pessoas seguem desorientadas, fazendo o que dá na telha sem seguir as orientações científicas, mais tempo o vírus segue sendo levado para outras pessoas e mais pessoas vão se contaminando? 

Já entendi que o Governo optou por fazer do Brasil o país da imunidade de rebanho, acontece que pra isso de fato se tornar uma possibilidade, além das milhares de vidas que são literalmente sacrificadas, mais longo é o período onde as aglomerações mínimas ficam impossibilitadas e, apesar de muitos já não estarem respeitando essas regras faz tempo, nós que TRABALHAMOS com aglomerações só poderemos voltar quando houver protocolos de segurança e GARANTIAS de que nossa atividade não estará exposta e nem expondo as pessoas a qualquer risco. 

Isso gera uma ansiedade, uma angústia sem fim. A menos que eu tivesse o cofre do Tio Patinhas para manter - mesmo com todos os cortes de orçamento que fiz - o saneamento financeiro, sem trabalhar logo as dívidas começarão a acontecer e isso não é algo com o qual me sinto confortável em prever. 

LIVES da banda, em momento algum deram algum retorno econômico, porque doamos o que foi recolhido e não obtivemos nenhum patrocínio que rendesse o que um cachê de shows nos rendia.

O que tem me salvado são os vídeos homenagens que faço para as pessoas que querem dedicar uma música com uma dedicatória exclusiva para seus amigos, amigas, familiares que estão fazendo aniversário, comemoração de namoro, casamento ou para si mesmo.

Inclusive se você chegou até aqui e quiser fazer um vídeo desses o e-mail é : ticoshowsonline@outlook.com - manda um e-mail que farei com todo carinho pra ti.
Tirando essa atividade, não há mais nada que possa ser feito!

Não empreendi nada comercialmente falando! Vivo exclusivamente da minha música, das minhas apresentações e efetivamente essa é minha fonte de renda que preciso saber como lidar até que os Governos encontrem uma solução para nossa indústria. 

Quanto tempo mais vai levar? 6 meses, 1 ano? 

Pode ser que os números de infectados e mortos comecem a cair - como aparentemente vem acontecendo - mas isso chegará a um número seguro quando? Novembro? Dezembro? Janeiro?
Conviver com essa situação imprevisível é absolutamente assustador! 

Enfim... 

imagino a situação dos colegas de profissão que não tenham a mesma visibilidade que tenho, e ainda mais com as equipes e profissionais do meio - são milhares de famílias aguardando o aval para retornar aos palcos, cientes de que para isso é necessário um cuidado imenso!

Nunca imaginei que fôssemos passar por algo nem parecido!

Se tem um ponto positivo nisso tudo, é que estamos compondo e produzindo muitas músicas e lançando material inédito com bastante regularidade!!! Porém o que paga nossas contas são os shows e shows não há! 

Continuarei aqui aguardando e lidando com minhas angústias e ansiedades, espero que vocês estejam bem. 

Imaginar que MILHÕES de brasileiros estão caminhando para a miséria absoluta não me deixa confortável para reclamar de nada, mas é um FATO de que a estratégia adotada nesse país não salvou vidas e nem protegeu a economia! 

Fazer o que, né? A maioria elegeu essa porcaria que está aí... cabe a nós mudar nas próximas eleições! 

Seguimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário