O ano comela com um fuitarras faiscantes do blues ao vivo com dois grandes instrumentistas de São Paulo. Giba Byblos e Duca Belintati expuseram suas virtudes neste 2024 s puxam a retomada do gênero, que esteve meio tímido no ano passado.
Byblos fez um maravilhoso show no Whiplash Bar, em São Paulo, e gostou tanto do resulotado que o trqnsformou em um EP ao vivo, o seu quarto lançamento. "23" traz seis canções, trêas autorais e três versões para clássicos do gênero.
Adepto da vertente mais afinada com o blues de Chicago, nos Estados Unidos, aposta muito no feeling e em solos rápidos e cortantes, equlibrando o virtuosismo com riffs fortes e pesados.
"Ashes im My Ashtray" é a canção mais flamejanete do trabalho, clássico de Jimmy Johnson. Endiabrado, Byblos não dá sossego ao espectador e despeja notas fortes em cascata, sem dó. Seus vocais são potentes e mostram total domínio da canção, coo ocorre também em "Bad Weep Stomp", sua música contida no CD da Brazilian Blues Bash. Som vigoroso e estimulante.
"Cadillac Assembnly Line" é mais cadenciada, com um toque mais urbano e mais próximo do rock. Grande canção do mestre da guitarra Albert King, é o exemplo de toda a habilidade do guitarrista pauista. Outro destaque é a ótima "Eran a Dime", de seu álbum "Tomorrow", em versão longa e emocionante.
Duca Belintani continua divulgando seu [ptimo CD "Electric Delta", lançado em 2023. Inaugurando a sua temporada em 2024 no mítico Sesc Belenzinho, ele e seu trio deram uma aula, literalmente, de blues. A cada música ele fazia questão de explicar do que se tratava e de qual corrente ela se encaixava.
Misturando músicas próprias com clássicos do blue e do rock, contou com a luxuosa contribuição, a partir do meio da apresentação, co guitarrista carioca Otávio Rocha, da banda Blues Etílicos.. O que jpa era potente ficou ainda mais explosivo.
Se ele brincou com uma versão baana de "Enter Sandman", do Metallica, deixou a coisa muito séria com versões matadoras de "Goin' Down", "Baby, Please Don't Go" e "I'm Going Down in Mississippi", alémd e "Hey Hey".
Entre as canções próprias, a bem humorada "Seven Dollars" garantiu a diversão com sua devida contextualização.
Passeando pelo blues de Chicago, o do Texas e o da região do Delta do rio Mississippi, Belintanu revelou um ecletismo raro entre músios não americanos. É um prazer vê-lo tocar de forma descontraída e sem tanto rigor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário