segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Queen volta aos cinemas com o maravilhoso show 'Rock Montreal'

 Quase sempre uma banda sabe que está no auge ou chegando lá, e foi o caso do Queen em 1979, quando os estádios ao redor do mundo começaram a ficar pequenos para um público fiel e ardoroso na reverência ao quarteto londrino.

No período no topo o ano dde 1981 foi talvez o mais emblemático, quando o baixista John Deacon declarou a várias revistas inglesas: "Este é o ano em que descobrimos um público que temos que jamais havíamos imaginado que existia".

Ele se referia {a estrondosa passagem pela América do Sul, quando milhares de pessoas lotaram estádios para cultuá-los e receber um banho de rock do mais alto nível, como ocorreu no estádio do Morumbi, em São Paulo, quando estimadas 250 mil pessoas testemunharam dois megasshow de música pop internacional, os maiores desde a passagem de Alice Cooper pela cidade, em 1974.

O ano foi coroado com duas estupendas apresentações no Canadá, em novembro. Nos dias 24 e 25, a banda lotou The Forum, em Montreal, em performances que foram filmadas e lançadas com muita popa muitos anos depois, e que ganhou um tratamento excepcional em DVD em 2007.

"Rock Montreal", que nomeia o DVD, agora recebeu melhorias em todos os sentidos e fará o Queen voltar aos cinemas depois do gigantesco sucesso de "Bohemian Rhapsody", uma espécie de cinebiografia da banda que deu o Oscar de melhor ator a Rami Malek, que interpretou o vocalista Freddie Mercury.

O show será exibido na rede de cinemas com o padrão IMAX entre os dias 18 e 21 de janeiro o Brasil, com ingressos já à venda pelo site https://www.queeninimax.com/tickets/. 

É uma oportunidade única para ver em tela grande o esplendor de uma banda que esmagava tudo  concorrentes e que entregava tudo de forma invejável e eloquente. Já existe u consenso de que é o melhor registro ao vivo da banda.

Como não é um vídeo inédito, a rede de cinemas promete uma qualidade de áudio e vídeo surpreendente, com o qu. quarteto no auge explodindo uma sequência estonteante de hits históricos.

A banda soube equilibrar temas que catapultaram a banda para o estrelado no começo dos anos 79, como "Tie Your Mother Down", "Sheer Heart Attack" e "Keep Yourself Alive" com hinos de todo os tempos, como "Bohemian Rhapsody", "We Will Rock You", "Somebody to Love" e "Another One Bites the Dust". 

IMAX é um formato de filme criado pela empresa canadense IMAX Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes. 

Uma tela padrão IMAX tem 22 metros (72 pés) de largura e 16,1 metros (52,8 pés) de altura, mas podem ser maiores. Em 2008, IMAX tornou-se o sistema mais largamente usado para formatos-grandes e apresentações especiais de filmes, de acordo com o site IMdB.

Ascensão vertiginosa  

Com o fim do Led Zeppelin, The Who e Pink Floyd caminhando para o fim de suas atividades (ainda que provisoriamente, veríamos depois), o Queen era a maior banda do mundo em 1981 e parecia ser a única que conseguia rivalizar com os Rolling Stones no rock.

Surgindo como uma banda de hard rock mais básica, rapidamente se distanciou do som associado ao Led Zeppelin para criar um som mais encorpado e exuberante, quase progressivo e cheio de arranjos diferenciados, além de canções com inegável apelo pop, mas sem abrir mão dos timbres únicos de guitarra dde Brian May.

Tudo isso ficou claro no quarto álbum, "A Night at the Opera", que trazia o hino atemporal "Bohemian Rhapsody", de 1975, a obra-prima do grupo. Desde então a evolução foi rápida e alçou a banda para o topo das listas de grandes artistas de rock,

Os álbuns foram ficando mais densos e a variedade de temas e gêneros musicais visitados foi ampliando as possibilidades do Queen, indo de baladas lindas e pungentes a misturas instigantes de elementos de música latina, árabe e funk. Isso é o que pode ser observado em discos impactantes como "Jazz" e "News of the World".

Em ascensão contínua, a banda fazia megasshows concorridos e se afirmava como uma banda à prova de modas sonoras, passando incólume pelos ataques do movimento punk e da disco music.

Foi esse turbilhão de energia e alta voltagem que os brasileiros viram nos dias 20 e 21 dde março de 1981, em uma aventura na época considerada arriscada n show business internacional. 

As duas apresentações marcantes sedimentaram de vez o Brasil como destino importante para banda de rock, inspira do Van Halen e Kiss a tocarem no Brasil dois anos depois.

Com um repertório semelhante ao de "Rock Montreal", os dois shows apresentaram um mundo novo ao Queen, que não imaginava o quão populares eram na América do Sul - e como essas apresentações ajudaram tornar ainda mais lendárias as duas performances no Rock in Rio de 1985, em su primeira edição.

Montreal não é virada de página ou mudança de qualquer coisa, mas é a sinalização de que a banda chegava ao topo, ai se estabeleceria e ficaria para sempre mesmo que, sem saber, encerraria sua trajetória ao vivo na turnê de 1986. Freddie Mercury havia contraído o vírus da Aids e sua saúde pioraria muito até sua morte, em 1991. No período, conseguiu gravar ainda mais dois álbuns, além de deixar outro póstumo.

"Rock Montreal", em tela grande e com os mais modernos sistemas de tratamento de som e áudio, é um convite \ saborear algumas das passagens mais interessantes e brilhantes do rock nos palcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário