terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Um baterista muda a história: The Who, a instituição faz 60 anos

 Eram garotos que, como todos, ouviam muito blues, rhythm and blues e veneravam James Brown mais do que tudo. Gostavam dos Beatles, a sensação do movmento, ams se identificavam mais com os selvagens e irascíveis Rolling Stones. No meio daquela balbúrdia criativa dos anos 60, adotaram um som mais pesado e psicodélico, e entraram para a história.

O quarteto The Who já era The Who, mas foi preciso a entrada de um baterista insano para empurrar a namda e recuperar o nome. 

Com a chegada de Keith moon, aos 17 anos, no lugar do cansado e çimitado Doug Sandom, os quatro ganharam o impulso necessário para abandonar o noem inentado por um emresário - High Numbers - e retomar o enigmático The Who há 60 anos. 

Esqueceram o fraco single "Zoot Suit", com o nome anterior, e se tornariam uma sensação vom I Can't Explain", de pete Townshend, o guitarrista narigudo a verddeira estreia em estúdio do Who.

s origens da banda reontam a 1962, quando os Detours do guitarrista e eventual guitarrista Roger Daltrey, especializados em, tocar versões de rhythm and blues americanos, aceitou primeiro John Entwistle como baixista. Pouco depois, este sugeriu a entrada de um amigo, Townshend como guitarrista.

Sem muita perspectiva e com a banda inchada, os Detours foram sendo desidratados com a ddesistência e a dispnsa de muitos músicos temporários. uando virou quarteto, já era The Who (provavelente entre o fim de 1063 e começo dde 194, Townshend e Daltrey não sabem precisar). 

Foram vários os bateristas que passaram, sendo o mais duradouro Doug Sandom, quase dez anos mais velho que os outros, casado, com filhos e um emprego nornal na maior pate do tempo. Apenas mediano, nem curtia muito o que os garotos ouviam e tocavam.

Sandom há estava fazndo "hora extra" quando o empresário   Pete Meaden cnvenceu a banda a tocar sob outro nome. High Numbers era uma gíria do movimento mod e aideia era que a banda se tornasse o rosto daquee movimento.

Com a chegada de Kwith Moon, as coisas mudaram e a banda decolou sob o nome antigo e se tornou a terveira grande potência do rock inglês depois de Beatles e Stones, landenado com Led Zeppelin, Pink Floyd e Queen.

banda gigante de stádios, gravou álbuns clássicos como "Tommy", "Quadrophenia" e "Who's Next". A formação clássica durou 14 anos em emio a desavenças e muitas brigas - todos osintegrantes sempre deicaram claro que não era amigos. 

Townshend, declarou, em 2019, quandodo lançamento do álbum "WHO", que nunca tinha comvidado Daltrey para jantar em sua casa ou ir ao bar tomar cerveja - e vice-versa. Por sua vez, Daltrey disse que, em tempos de hiato da banda, fica sem falar com o guitarrista por dois ou três anos.

Moon moreu em setembro de 1978 ddepois de uma iverdose acidental de remédios supostamente para amenizar os efeitos da abstinência de álcool. Foi substituído em 1979 por Kenney Jones, ex-baterista dos Small Faces e dos Faces.

John Entwistle, por sua vez, morreu em junho de 2002, na véspera da estreia da turnê americana daquele ano, vítima de ataque cardíaco induzido por consumo excessivo de cocaína. Seu substituto, ao contrário de Jones, chegou como músico contratado: o galês Pino Palladino. 

Ele tocou até 2015, quando teve de sair por conta de outros compromissos profissionais, O jovem Jon Button então o substuituiu, com ocasinais aparições de Palladino em determinados shows.

Na comeoração dos 60 anos da banda, em 2015, a banda lançou uma coletânea chamada "Hits 50", que também nomeou a turnê, que passou pelo Brasil  (única passagem por aqui) e que deveria ser a despedida da banda. 

Ao final dela, mudaram de ideia e decidiram manter a banda na ativa, que cotinua fazendo shows. Ao lado das bandas inglesas Rolling Stones e Status Quo, são as mais antigas do rock em atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário