Todo mundo sabia que a banda iria acabar. A última turnê se chamou "Farewell Tour" (turnê do adeus) e os músicos se comportaram como se fechassem um capítulo de suas histórias no último show, em Toronto, no Canadá, em dezembro de 1982. LPs, CDs e DVDs foram vendidos posteriormente com gravações da apresentação reforçando que era o fim.
Mas por que então os integrantes relutaram em formalizar o fim até o começo de 1984? Segundo Roger Daltrey, vocalista da banda inglesa The Who, o fim da banda naquela época nunca foi uma coisa bem resolvida, tanto é que ele e o guitarrista Pete Townshend, o principal compositor, continuaram a colabora - o maior sucesso da carreira solo do cantor foi "After the Fire", de 1985, uma música de Yownshend.
"Pete bebia demais e já apresentava problemas auditivos por conta do som alto nos shows. Tínhamos de para. Além disso, o nosso som estava precário, eu não conseguia me encaixar com a bateria de Kenney [Jones, baterista amigo do grupo que substituiu Kith Moon, morto em 1978]. Não tinha fututo", escreveu em sua autobiografia, lançada em 2019.
A aposentadoria é um tema tabu entre os dois sobreviventes de The Who, tanto que arrastam uma segunda "turnê de despedida" desde 2015, que inclusive passou pelo Brasil dois anos depois. Bem ao estilo sertanejo, parece que é difícil para os dois dizerem adeus...
O assunto voltou agora em declarações de Daltrey à imprensa inglesa. A pelo menos dois veículos de comunicação em janeiro, dizendo que, por ele, não haverá mais atividades da banda, que é "um capítulo encerrado em sua vida". Só que, em seguida, afirma que precisa conversar com Townshend para ver o que vão fazer. Acabou u não acabou?
"Uma banda coo o Who dá muita despesa e gravar novas músicas não dá dinheiro, não cobre os custos. Não faz sentido", diz o vocalista, que completa 80 anos de idade em março.
O guitarrista, por sua vez, afirma que não tem vontade de continuar, mas que a decisão tem de sair após uma conversa. "Precisamos almoçar e decidir o que fazer."
Este é o ano que marca os 60 anos de existência da banda como The Who - os dois anos anteriores tocaram como The Detours, com várias formações. Deveria ser de celebração, ainda mais se realmente há a intenção de encerrar as atividades.
Diante da relutância, os dois parecem querer esticar o assunto até onde puderem. Ninguém quer assumir a responsabilidade de acabar com uma instituição do rock. É caso para terapia.
Seja como for, parece que as copias devem se encaminhar para o final por conta da idade - Townshend fará 79 anos em maio. São milionários e Daltrey curte morar em sua fazenda, no campo e receber os seis filhos e os vários netos e bisnetos. Townshend é recluso e gosta de escrever romances e algumas músicas de vez em quando. Estão esperando o quê/
Nenhum comentário:
Postar um comentário