Ainda está muito recente, e é claro que a tentativa de golpe de estado de 8 de janeiro , em seu primeiro aniversário, vai dominar boa parte do noticiário. Entretanto, tão grave quanto, o 6 de janeiro de 2021, que completará três anos, é tão ou mais grave e envolve diretamente o rock.
Naquele dia, em Washington a capital americana, golpistas também, tentaram um golpe de estado no berço da democracia, no país em que ela é patrimônio fundamental.
Extremistas de direita e conservadores queriam impedir a cerimônia de oficialização de Joe Biden como presidente do país e invadiram o Capitólio, sede do congresso norte-americano. Cinco pessoas morreram e milhares foram presas e estão sendo processadas e condenadas.
Jon Schaffer, guitarrista e líder da banda de heavy metal Iced Earth, de porte médio no mundo da música, foi flagrado pelas agências internacionais dentro do Capitólio depredando e intimidado seguranças do local;
Com o fracasso do golpe que queria invalidar as eleições e manter o derrotado Donald Tru,p na presidência, Schaffer sumiu e ficou um mês foragido. Entregou-se ao FBI, a polícia federal americana, e ficou meses preso.
Aceitou colaborar com as investigações e ganhou a iberdade condicional-provisória. Estava sujeito a uma pena de mais de 20 anos de reclusão, mas sua colaboração deve dar a ele uma pena de, no máximo, quatro anos.
Militante conservador e apoiador do Partido Republicano, nunca escondeu suas opiniões políticas e até mesmo criou um projeto paralelo, Sons of Liberty, para disseminar suas ideias e "poupar" o Iced Earth, sua ocupação principal.
Com sua participação nos eventos de 6 de janeiro e posterior prisão e processo, o Iced Earth entrou em hiato indefinido. Todos os músicos que integravam o grupo anunciaram suas saídas e Schaffer perdeu todos os contratos comercias e de gravação.
Compreensivelmente, antigos amigos e colaboradores se afastaram, como o cantor alemão Hansi Kürsch, da banda Blind Guardian - os dois mantinham o projeto bissexto Demons & Wizards.
Com a carreira pulverizada, Schaffer aguarda o desfecho de seu processo no próximo mês de fevereiro. DE acordo com a imprensa americana, o Escritório de Liberdade Condicional dos Estados Unidos entregará um relatório de investigação presente que deve ser entregue até o dia 6 de fevereiro.
Em seguida, uma instância da Justiça elaborará os chamados Memorandos de Sentença das Partes, que devem ser apresentados até o dia 13 de fevereiro, enquanto as eventuais respostas da defesa têm prazo para serem submetidas até o dia 16 de fevereiro. A sentença para Jon Ryan Schaffer está marcada para 20 de fevereiro, às 14h, em Washington.
Nenhum comentário:
Postar um comentário