sábado, 25 de fevereiro de 2023

Armored Dawn é excluído de turnê internacional da cantora Tarja Turunen

 A banda brasileira Armored Dawn foi excluída da turnê internacional da cantora finlandesa Tarja Turunen pelos Estados Unidos. 

Os cartazes do começo do ano anunciando os eventos continuam o nome da banda como abertura, mas uma intensa campanha internacional de boicote capitaneada por fãs brasileiros pressionou para a retirada do grupo da turnê. Armored Dawn era uma branda em ascensão neste século e tinha como vocalista e líder Eduardo Parras (nome verdadeiro, Eduardo Parrillo), médico e um dos donos da operadora de saúde Prevent Senior. 

A empresa sofreu sérias acusações de fraude e condutas inadequadas durante a pandemia de covid-19 por, supostamente, alinhamento ideológico ao governo nefasto e negacionista de Jair Bolsonaro - teria difundido fake news, estudos falsos e prescrevido medicamentos sem eficácia comprovada. 

A pressão diante do escândalo foi grande e a banda Armored Dawn acabou em 2021, sendo que Parras era o líder e , eventualmente, o responsável por algum suporte financeiro - ele criou a banda. 

Um ano depois, de forma discreta, a banda ressuscitou no exterior, mas de forma meio escondida, sem informar a formação atual, onde está sediada e quem são os empresários e gravadora.

A Prevent Senior empresa se notabilizou por patrocinar grandes festivais de rock e de se especializar em um público mais idoso, oferendo planos de saúde a preços menores que os da concorrência. Parras também cantava no Doctor Pheabes, de hard rock, que tinha como guitarrista o irão, Fernando, sócio na Prevent Senior, e dois amigos empresários que em donos de uma empresa que oferecia planos odontológicos. 

A Prevent Senior foi acusada por ex-funcionários e ex-clientes de embarcar no discurso bolsonarista de minimizar os efeitos da covid-19 e prescrever medicamentos contra a doença sem comprovação de eficácia. Mais ainda: teria produzido estudos com informações questionáveis a respeito da "verdadeira" dimensão da pandemia no Brasil, ou, ao menos, dentro dos pacientes tratados pela Prevent Senior.o 

Alvo de diversas investigações em várias instâncias - Ministério da Saúde, Polícia Federal, Polícia Civil, Câmara dos Deputados e Câmara Municipal de São Paulo - a Prevent Senior ainda se debate com as consequências graves das acusações. 

A Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo arquivara as investigações contra a empresa e seus proprietários porque não encontrarem indícios de crimes contra a saúde pública. As CPIS (Comissões Parlamentares de Inquérito) da Cãmara dos Deputados e da Câmara de São Paulo, no entanto, concluíram que houve, sim, uma série de crimes.

Em nota oficial enviada ao Combate Rock, a Prevent Senior informa que "refuta, mais uma vez, todas as acusações de que foi vítima, nenhuma delas comprovada. A empresa colabora com todas as investigações técnicas realizadas por diversos órgãos fiscalizadores por acreditar que restabelecerão a verdade dos fatos".

Algumas fontes creditam a inclusão da Armored Dawn na turnê com Tarja pelos Estados Unidos ao desconhecimento a respeito dos problemas envolvendo o nome do grupo no Brasil e á suposta proximidade entre um dos antigos guitarristas, que é finlandês, com pessoas que trabalham com a cantora finlandesa. Essas informação, no entanto, não foi confirmada pelo Combate Rock.  

A queda do Armored Dawn na turnê de tarja comprova o poder do boicote no século XXI e o poder das redes sociais, além de reforçar como a associação a uma imagem ruim é capaz de arruinar marcas e corroer empreendimentos aparentemente pouco conectados.

Até que ponto/quando uma pessoa ou uma marca/empresa terá de ser punida por eventuais deslizes/condutas inadequadas de cunho ideológico - e ainda com suspeitas que ainda pairam de crimes cometidos, como sugerem as duas CPIs? 

Não existe resposta única e conclusiva, mas está muito claro que as acusações contra a empresa causaram indignação e ainda estão grudadas na marca.

Entretanto, é bom ficar registrado: é enorme o número de manifestações na internet e nas redes sociais elogiando atendimento e os serviços prestados pela Prevent Senior - a imensa maioria postada por parentes de clientes idosos da rede, o que torna ainda mais incompreensível a quantidade de denúncias detalhadas contra a operadora a respeito de supostas condutas questionáveis durante a pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário