quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Depois de 60 anos, Rolling Stones e Beatles tocam juntos de verdade

A brincadeira inspirou a realidade ou foi apenas uma coincidência? Logo após a morte do baterista Charlie Watts, aos 80 anos, em 2021, surgiram "campanhas" para que os Rolling Stones contratassem como novos integrantes Paul McCartney e Ringo Starr como baixista e baterista, já que havia vagas abertas na banda...

E não é que os ex-beatles oram atrás das "vagas"? Os dois vão participar do novo álbum de músicas inéditas dos Stones, o primeiro de "A Bigger Bang' desde 2005. O guitarrista Keith Richards confirmou a notícia, mas sem detalhes. Não se sabe em quantas canções McCartney e Starr participarão.

Além de Watts, os Stones estão sem baixista como membro oficial desde 1993, quando Bill Wyman saiu depois de 30 anos na banda - atualmente ele tem 87 anos. Desde então o americano Daryl Jones toca baixo como músico de apoio.

Richards disse que as sessões de gravação para o disco terminaram recentemente em Los Angeles, e o processo de mixagem já começou. De forma surpreendente, o produtor da gravação é Andrew Watt, que já trabalhou com Ozzy Osbourne, Iggy Pop, Elton John, Eddie Vedder, entre outros. Ele é guitarrista e integrou a banda California Breed ao lado do baixista Glenn Hughes (ex-Deep Purple e Black Sabbath).

A colaboração entre Beatles e Rolling Stones é antiga. Começou ainda em 1963, quando a banda de Mick Jagger tinha menos de um ano de carreira. Os Stones lançaram um single, "Come On", de Chuck Berry, e não tiveram muito sucesso e recorreram então aos novos amigos que eram famosos.

John Lennon e Paul McCartney foram ao estúdio, em Londres, visitar Jagger e Richards durante uma tarde. Depois do chá, na hora de ir embora, os dois beatles escutaram do cantor dos Stones: "Estamos em apuros. Vocês não têm uma canção sobrando para nos ceder?", pergunto Jagger de brincadeira.

"Por acaso, temos", respondeu Lennon. "Estamos terminando-a e ainda nesta semana a enviaremos a vocês", completou na porta do elevador, de saída. 

Quinze minutos depois, os dois voltaram ao estúdio. "Esqueceram algo?", perguntou Jagger. "Terminamos a canção no táxi", respondeu Lennon. Era "I Wanna Be Your Man", o segundo single da carreira dos Stones, que teve desempenho muito bom nas paradas de sucesso.

Os integrantes das duas bandas costumavam sair juntos ela noite em Londres e frequentar as casas de uns e outros. Trocavam figurinhas sobre tendências musicais e combinavam as datas de lançamentos de álbuns e singles para que não houvesse concorrência direta.

Mick Jagger e Keith Richards participaram das gravações do coro de vozes em "All You Need Is Love", dos Beatles, em 1967. 

No mesmo ano, Lennon e McCartney retribuíram a gentileza e fizeram vocais de apoio em "We Love You", canção irônica e sarcástica dos Stones lançada depois que foram absolvidos na Justiça em um processo por porte de drogas, Meses depois, Mick Jagger contribuiu com sua voz em “Baby You’re A Rich Man”, disponibilizada no mesmo ano pelos Beatles.

No ano seguinte, Brian Jones, guitarrista dos Rolling Stones, tocou saxofone em "You Know My Name", uma canção experimental dos Beatles só lançada como raridade em 1970, quando o próprio Jones já estava morto.

 Em dezembro de 1968, John Lennon foi o principal convidado do especial de Natal "Rock and Roll Circus", dos Stones, que teve ainda a participação de Eric Clapton, The Who, Taj Mahal e Jethro Tull. O programa nunca foi ao ar e áudio e vídeo só for liberado 30 anos depois.

Nos anos seguintes Paul McCartney manteve alguma proximidade com os Stones, inclusive tocando em festivais beneficentes ao lado do guitarrista Ron Wood. Foi vizinho de Richards em um condomínio ultraexclusivo no Caribe - há uma foto dos dois juntos na casa do stone publicada em "Vida", autobiografia de Richards.

Lennon, por sua vez, se afastou de muitos antigos amigos músicos nos anos 70 e manteve-se recluso até a sua morte, em 1980. George Harrison nunca foi próximo dos Stones e Ringo Starr manteve longa relação de amizade com Charlie Watts desde que as duas bandas começaram a participar de programas de TV juntas.


Integrantes dos Beatles e dos Rolling Stones já tiveram participações esporádicos em álbuns uns dos outros, mas sempre sem alarde, de forma quase secreta.


Brian Jones, falecido guitarrista dos Stones, tocou saxofone na faixa “You Know My Name (Look Up The Number)”, lançada pelos Beatles como lado B do compacto simples “Let It Be”, em 1970.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário