quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Mestre da canção, Burt Bacarach fundia simplicidade e refinamento

 Quando ainda existia uma indústria musical e fonográfica ativa, havia uma categoria que críticos de arte inventaram e denominaram de "pop perfeito". Eram aquelas músicas definitivas, sucessos absolutos atemporais que extrapolavam os rótulos.

Paul McCartney, Phil Collins, Fleetwood Mac, Stevie Wonder, Elton John e Peter Frampton seriam alguns dos artistas/compositores responsáveis por verdadeiras gemas do pop associados ao rock. 

Entretanto, se houvesse a eleição de um nome definitivo de compositor que confeccionou músicas que se enquadram na categoria "pop perfeito", dificilmente o americano Burt Bacharach não venceria.

Ele morreu nesta quinta-feira (9), aos 94 anos de idade, de causas naturais, em Los Angeles. Dono de três Oscar e seis prêmios Grammy, foi tão reverenciado em vida que seu nome virou sinônimo de excelência em termos de composição.

Todo mundo vai se lembrar de "Raindrops Keep Fallin' on My Head", canção principal do filme "Butch Cassidy and Sundance Kid", estrelado por Paul Newman e Robert Redford. É sua canção mais icônica, mas e o que dizer de "Baby, It's You", tão simples, tão pura, tão candente, que foi gravada até pelos Beatles?

Bacharach, quase sempre em companhia do parceiro Hal David, sabia combinar com perfeição refinamento e simplicidade. Suas escolhas melódicas privilegiavam sentimentos imediatos e emergentes, com bom gosto e sensibilidade. Ea muito bom nas trilhas sonoras, mas a canção era a sua praia. Deixou a sua marca importante em pelo menos cinco décadas de indústria musical no auge, tornando-se um gigante.

Não tinha nada a ver com o rock, diretamente, mas o rock tinha muito a ver com ele, já que muitos de seus expoentes deram roupagens diferentes a seus sucessos e indicaram novos caminhos e possibilidades para as memoráveis canções que acompanharam a vida de muita gente.

Além das canções citadas, emplacou hits como "(They Long to Be) Close to You", com os Carpenters, e "This Guy's in Love with You", lançada por Herb Alpert em 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário