domingo, 5 de novembro de 2023

Clipe de ‘Now and Then’ emociona fãs com ‘reencontro’ dos Beatles

 Flavio Leonel - do site Roque Reverso

Numa das semanas mais importantes deste século para os fãs dos Beatles, o mundo conheceu nesta sexta-feira, 3 de novembro, o clipe emocionante de “Now And Then”, considerada “a última música” da lendária banda britânica. Com montagens tecnológicas bem elaboradas de cenas gravadas de vários períodos, o clipe traz o “reencontro” de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

No canal dos Beatles no YouTube, a reação imediata dos fãs de todo o planeta foi de muita emoção e de agradecimento declarado, em vários idiomas, pelo momento histórico.

O clipe de “Now And Then” chegou um dia depois do lançamento oficial do single e dois dias após a chegada de um documentário de pouco mais de 12 minutos sobre o resgate da música inédita.

Tem direção de ninguém menos que Peter Jackson, responsável pela série documental “The Beatles: Get Back”, lançada em 2021.

“Percebi que precisávamos da imaginação de todos os espectadores para criar o seu próprio momento pessoal de despedida dos Beatles”, afirmou Jackson, no texto que acompanhou a divulgação do clipe.

O diretor descreveu que encontrou “uma coleção de outtakes invisíveis no cofre, onde os Beatles são relaxados, engraçados e bastante francos”.

E detalhou: “Nós usamos humor em algumas imagens filmadas em 2023. O resultado é bem louco e proporcionou ao vídeo um equilíbrio muito necessário entre o triste e o engraçado.”

Jackson conclui o texto afirmando que tem “orgulho genuíno” na peça acabada, o seu primeiro vídeo musical. “E vou estimar isso nos próximos anos.”

A história de ‘Now And Then’

Considerada “a última música” dos Beatles, “Now And Then” tem pouco mais de 4 minutos de duração. Escrita e cantada por John Lennon há mais de quatro décadas, a versão final foi desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Paul e Ringo, os últimos membros ainda vivos da banda extinta no início dos Anos 1970, foram os responsáveis pela finalização da música, recuperada por Inteligência Artificial e por um software desenvolvido justamente por Peter Jackson.

Como apareceu e foi resgatada

Em 1994, mais de uma década após a morte de John Lennon, a viúva Yoko Ono entregou a gravação para Paul, George e Ringo.

A sessão de gravações tinha ainda as demos de “Free As A Bird” e “Real Love”. Essas músicas foram lançadas a partir de 1995 no projeto “The Beatles Anthology”.

“Now and Then” foi na época arquivada porque trazia problemas de gravação que não conseguiram ser resolvidos.

Agora, com a tecnologia de IA, foi possível a produção da faixa com os vocais originais de Lennon.

Um software desenvolvido por Peter Jackson e equipe quando eles produziram a série “Get Back” foi fundamental para que a faixa inédita chegasse ao ponto desejado e audível.

No documentário divulgado na quarta-feira, 1º de novembro, é possível verificar as contribuições finais de Paul, Ringo e George, além de todo o processo.

Outros lançamentos importantes


“Now and Then” não é o único lançamento recente anunciado dos Beatles. Ela será disponibilizada com uma nova mixagem de “Love me do”, single de estreia de banda, lançado em 1962.

No dia 10 de novembro, serão relançados os discos “The Beatles 1962-1966” (conhecido como “The Red Album”) e o “The Beatles 1967-1970” (“The Blue Album”).

https://youtu.be/Opxhh9Oh3rg

Nenhum comentário:

Postar um comentário