quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Rápido panorama do metal nacional - 110

- Imventtor - O que parecia ser um projeto antigo virou uma banda importante de doom/death metal. "Em Meio à Escuridão" encara a difícil missão de fazer metal extremo em português e, ao mesmo tempo, fugir da avalanche de clichês, O álbum cumpre bem o seu papel e mostra um instrumental técnico e bastante pesado, com arranjos bem feitos e interessantes. Fiel às tradições do metal mineiro, aqui há várias participações especiais de músicos de outras bandas locais, adicionando um caráter mais diversificado, como em "Lamento" e "Era das Sombras". A melhor canção, no entanto, é a faixa-título, que é pesada e climática,

- Chumbo - Heavy metal feito com letras em português e uma vontade imensa de regatar os anos 80, com aquela sonoridade típica que misturava elementos épicos e guitarras trovejantes. "Chumbo" foi gravado há muito tempo e lançado em outros formatos, mas agora chega ao CD e ás plataformas digitais. Não é nada inovador, e nem era essa a intenção, "Trabalhador" é uma música interessante e cheia de peso, com letra mais politizada, mas os mas de sempre estão em canções como em "Honra e Glória" e "Chumbo". É um trabalho bem honesto e bacana.

- Khorium - "A Plenos Pulmões" é a melhor versão desta grande banda de rock pesado do Estado do Rio de Janeiro. Pesada e furiosa, a banda Khorium mistura thrash metal, groove metal, hardcore e punk, em uma linha parecia com a dos mineiros do Black Pantera. Não há tempo para respirar enquanto a banda destila música extrema engajada e ativista, com letras repletas de protestos e críticas sociais. O primeiro single, "Imunidade Tributária", teve a participação de clemente Nascimento, da Plebe Rude e dos Inocentes. É um heavy metal diferente, que lembra Rage Against the Machine e Body Count.

- Phrenesy - Conhecida banda de Brasília lançou o bom álbum Fears Apocalypse" apostando em uma mescla de metal com elementos da cultura brasileira. Com algumas pitadas de humor aqui e ali, a banda mantém a força das guitarras em riffs vigorosos e instigantes, mas não menos brutais. É pancadaria do começo ao fim. "Vultures" e "Lost Generation" são os destaques.

- Vermiis - "Repugnant State" é o primeiro EP deste projeto que reúne nomes históricos da música extrema nacional, com a liderança do vocalista Alcides Burn. É uma mistura de thrash e death metal competente e sem concessões, com uma produção de boa qualidade que ressalta o peso das guitarras e o climão  claustrofóbico. É tudo bastante extremo e violento, com destaque para a única m português, "Negacionista", que é demolidora e não perdoa aqueles que brigam com a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário