segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Megadeth apaga referências de Kiko Loureiro como membro da banda no site oficial

 Kiko Loureiro está progressivamente deixando o Megadeth, em um professo conduzido de forma pacífica e bem administrada. É o que podemos concluir sobre as mudanças efetuadas no site da banda americana de thrash metal nos últimos dias.

O guitarrista brasileiro, celebrado como um dos mais prestigiados no mundo do heavy metal, integrava a banda desde 2015 a convite do guitarrista, vocalista e líder, Dave Mutaine. DEixou o Angra e embarcou em bem-sucedida jornada de oito anos com o grupo americano.

De forma surpreendente, Kiko e Mustaine anunciaram que o brasileiro iria se afastar temporariamente devido a "questões familiares". O afastamento seria para a primeira parte da turnê mundial, que ocorreu de setembro a novembro deste ano. O substituto temporário, sugerido por Kiko, é o finlandês Teemo Mantysaari.

Há poucos dias, Kiko Loureiro publicou nas redes sociais que a sua ausência seria estendida para tod o ano de 2024, com a manutenção do finlandês na formação. Em seguida, Mustaine confirmou a informação e manifestou carinho e apreço pelo brasileiro.

O site oficail da banda, no entanto, retirou as referências de Loureiro como "membro atual", substituindo-as pelas de Teemu. 

Nos perfis das redes sociais, o brasileiro também eliminou as referências como "membro atual do Megadeth".  Claro que as especulações dão cont do progressivo afastamento de Loureiro até um eventual anúncio de saída definitiva.

Até o momento Kiko Loureiro não explicitou os reais motivos de seu afastamento e provável saída. Em uma entrevista, Mustaine disse não ter informações sobre a questão familiar que tirou o amigo a banda, mas disse que ele teria todo o tempo que precisasse para "cuidar das coisas na Finlândia", um dos locais onde o brasileiro tem residência.

Muito se falou em um problema sério de saúde na família, mas ninguém confirmou a informação. Há muita expectativa de que o m´sic brasileiro consiga esclarecer a questão uando visitar São Paulo em dezembro - ele toca nos dias 9 e 10 de dezembro com seu trio no Sesc Paulista, ao lado dos ex-companheiros de banda Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria).

Se ele arrumou tempo e brecha para tocar em São Paulo em sua carreira solo, então qual seria a gravidade do problema que o afastou do Megadeth? 

Depois de chegar a um dos ápices musicais dentro do heavy metal, como encarar essa mudança depois de fartos e generalizados elogios a sua performance?

A figura de Kiko Loureiro está intimamente ligada ao Angra. Entrou na banda em 1992, nos primórdios, substituindo André "Zaza" Hernandes e formou a principal dupla de guitarras do rock nacional ao lado de Rafael Bittencourt, o fundador e hoje único membro original na formação.

Em recente entrevista, Bittencourt ressaltou a qualidade altíssima de Loureiro, seu perfeccionismo e obsessão pelo instrumento, acrescentando que nem sempre era um companheiro de banda fácil de lidar.

 Entretanto, foram os dois que mantiveram o Angra na ativa com a debandada de André Matos (vocais), Luis Mariutti (baixo) e Ricardo Confessori (bateria) em 2000 por divergências a respeito da administração da banda.

Com Bittencourt e Felipe Andreoli, forçou o núcleo principal de condução dos negócios, tanto que ainda hoje tem participação "acionaria", digamos assim, nas empresas que conduzem a vida do Angra.

Com sua entrada no Megadeth, em 2015, formalmente deixou de tocar no Angra, mas não de participar dos negócios, como admitiu Bittencourt em outra entrevista. 

Depois de o guitarrista Heitor TP passar pelo grupo inglês Simply Red nos anos 80, Loureiro foi o brasileiro a ir mais longe em uma banda de rock do primeiro escalão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário