Flavio Leonel - do site Roque Reverso
Considerada “a última música” dos Beatles, “Now And Then” foi lançada oficialmente em todo o planeta nesta quinta-feira, 2 de novembro. Com pouco mais de 4 minutos de duração, a faixa pode ser conferida nas diversas plataformas online e também, por exemplo, no YouTube (ouça abaixo).
Escrita e cantada por John Lennon há mais de quatro décadas, a versão final foi desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Paul e Ringo, os últimos membros ainda vivos da banda extinta no início dos Anos 1970, foram os responsáveis pela finalização da música, recuperada por Inteligência Artificial e por um software desenvolvido por Peter Jackson.
A faixa foi lançada um dia antes da chegada de seu clipe oficial e um dia depois da chegada de um documentário curto de 12 minutos que conta sobre como ela foi resgatada e que traz cenas de bastidores.
Sentimento na primeira audição
Logo na primeira audição, é possível constatar, pela enésima vez, que John Lennon sempre teve um dom divino de criar melodias acima da média.
Isso fica mais gritante nos tempos atuais, onde a cópia da cópia impera e nos quais é possível contar nos dedos artistas capazes de fazer algo de real impacto na música.
Para os seres que ainda habitam este planeta, é inevitável constatar que é um privilégio ouvir material novo vindo da maior banda do universo em toda a história.
E, para jornalistas que iniciam qualquer tipo de texto sobre os Beatles, é uma honra estar vivo para conhecer mais uma criação do quarteto de Liverpool.
A história de ‘Now And Then’
Em 1994, mais de uma década após a morte de John Lennon, a viúva Yoko Ono entregou a gravação para Paul, George e Ringo.
A sessão de gravações tinha ainda as demos de “Free As A Bird” e “Real Love”. Essas músicas foram lançadas a partir de 1995 no projeto “The Beatles Anthology”.
“Now and Then” foi na época arquivada porque trazia problemas de gravação que não conseguiram ser resolvidos.
Agora, com a tecnologia de IA, foi possível a produção da faixa com os vocais originais de Lennon.
Um software desenvolvido por Peter Jackson e equipe quando eles produziram a série “Get Back” foi fundamental para que a faixa inédita chegasse ao ponto desejado e audível.
No documentário divulgado na quarta-feira, 1º de novembro, é possível verificar as contribuições finais de Paul, Ringo e George, além de todo o processo.
Outros lançamentos importantes
“Now and Then” não é o único lançamento anunciado dos Beatles. Ela será disponibilizada com uma nova mixagem de “Love me do”, single de estreia de banda, lançado em 1962.
No dia 10 de novembro, serão relançados os discos “The Beatles 1962-1966” (conhecido como “The Red Album”) e o “The Beatles 1967-1970” (“The Blue Album”).
Para qualquer ser vivo deste planeta que deseja ter acesso ao conteúdo da banda, estas duas compilações dos Beatles são indispensáveis.
Ouça abaixo a música “Now And Then”, da maior banda do universo em toda a história.
https://youtu.be/AW55J2zE3N4
Nenhum comentário:
Postar um comentário