sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Notas roqueiras: Ricardo Vignini, O Gajo, Orquestra Laboratório Bastet , Rocket Five...

 

Ruardo Vignini e O Gajo (FOTO: RITA PERRAN/DIVULGAÇÃO)


- O ano de 2022 marcou o encontro através das redes sociais do português João Morais, mais conhecido como "O Gajo", e do Ricardo Vignini, uma sintonia musical que cruzou continentes e rapidamente se transformou numa regular troca de ideias e na vontade de cruzar os dois mundos artísticos e culturais que caracterizam estes músicos. Somada a experiência de mais de duas décadas dos dois músicos e as trocas de ideias via mundo digital começam a dar origem a um trabalho consistente, que decidem transformar num disco colaborativo intitulado "Terra Livre". Esse é o terreno exploratório de Ricardo e João, onde expandem os seus horizontes criativos sem fórmulas ou regras pré-definidas. Uma fusão de dois diferentes países e, ao mesmo tempo, com povos tão parecidos. Uma união singular faz de "Terra Livre" um grito pela Liberdade num mundo cheio de intolerâncias. O resultado é um disco com nove faixas inéditas, abrindo com "Terra Livre", seguida por "Corrosão", uma alusão a banda Corrosion of Conformity que marcou bastante a adolescência do Vignini, que ao ver um post do O Gajo contando que ele tinha ido a uma apresentação deles, fez alguns riff's, intitulando-os de Corrosão mandou para ele, e para sua surpresa, o nome da primeira banda do Gajo, era Corrosão Caótica. O disco segue com "Albatroz", o nome da maior ave marinha que consegue viajar grandes distâncias atravessando continentes e oceanos. É essa travessia que liga a viola campaniça do O Gajo e a viola caipira de Ricardo Vignini. "Terra Livre" foi gravado em São Paulo, Brasil no estúdio Bojo Elétrico e no Estúdio Toca do Gajo em Lisboa, Portugal, resultando em um disco com nove faixas assinadas por Ricardo Vignini e O Gajo. 

- A Orquestra Laboratório Bastet acaba de lançar mais um original e desafiador álbum de música instrumental. Com forte atuação no bairro paulistano do Bixiga (antigo reduto da cultura negra na capital, antes de ser ocupado pelos imigrantes italianos), o grupo de investigação, improvisação e composição, criado pelo baterista e produtor Sérgio Machado Plim (que já trabalhou com Racionais MC’s, João Donato, Raul de Souza, Milton Nascimento, entre outros) com um grande elenco de outros renomados instrumentistas do Brasil, chega agora ao segundo registro, intitulado Orquestra Laboratório Bastet 2. O disco foi composto e gravado em Piracicaba (SP), no moderno LAB Sound, referência em estúdios no interior paulista. Orquestra Laboratório Bastet 2 está nas plataformas de streaming e disponível para download gratuito por meio da Locomotiva Records e foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Ouça ou faça download gratuito aqui: http://locomotivafestival.com/locomotiva-records. A Orquestra Laboratório Bastet volta com um registro de 9 faixas repleto de improvisos e texturas. São músicas ricas em detalhes, em que cada instrumento apresenta o timbre ideal, em sintonia com toda a composição.

- A banda Rocket Five, de Campinas (SP), está lançando seu aguardado terceiro álbum de estúdio, intitulado “Rocket Science”. Com uma crescente base de fãs, a banda se estabeleceu como uma das principais forças no cenário local, e este novo álbum promete elevar ainda mais seu status. “Rocket Science” é o resultado de meses de dedicação e criatividade por parte dos membros da Rocket Five. O álbum promete ser uma viagem musical única, explorando novos horizontes sonoros e experimentando com uma variedade de gêneros musicais. Do rock psicodélico até pitadas de jazz fusion, a banda se aventura em territórios inexplorados, demonstrando maturidade artística e inovação. O lançamento de “Rocket Science” marca um novo capítulo na carreira da Rocket Five. Este álbum promete surpreender e emocionar tanto os fãs de longa data quanto aqueles que estão descobrindo a banda pela primeira vez.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário