Nelson de Souza Lima - especial para o Combate Rock
O clima é de festa. E nem poderia ser diferente. Considerada uma das grandes bandas do rock oitentista, atravessando décadas, o Rádio Táxi se apresenta no Bar Brahma, no centro de São Paulo, no dia 9 de dezembro. Localizado na esquina da Ipiranga com a São João a emblemática casa recebe o grupo paulistano em comemoração dupla: 42 anos de carreira e 40 do lançamento de “Eva”, canção que se tornou o maior hit dos caras.
Claro que quatro décadas de estrada não são quatro meses, sendo assim, muita coisa mudou. Troca de integrantes e até a perda de um de seus fundadores, o super guitarrista Wander Taffo (1954-2008).
Sobre este momento especial, Gel Fernandes, baterista e único integrante da formação original, diz que “Eva” sempre será o ponto alto do show, pois os fãs vão ao delírio.
Para o guitarrista Miltinho Romero a canção é o sucesso que todo artista almeja, por ter alcançado o primeiro lugar nas paradas durante muito tempo, tanto que teve inúmeras versões. Além de Fernandes e Romero integram o Rádio Táxi atualmente Betto Luck (vocal), Flávio Fernandes (teclados/vocais) e Fábio Zaganin (baixo).
Para o show no Bar Brahma Willie de Oliveira, o cara que gravou “Eva”, disponibilizada no segundo álbum lançado em 1983, é um dos convidados. “Além do Willie, vocalista original da canção, (o convite) também será estendido a queridos amigos que participaram da formação em algum momento”, diz o batera Gel Fernandes.
Abaixo a entrevista completa com Gel Fernandes e Miltinho Romero.
São 42 anos de Rádio Táxi e 40 de “Eva”. Me digam o quanto a canção é importante para vocês e na discografia da banda.
Gel Fernandes e Miltinho Romero – “Eva” é o sucesso que todo artista almeja e precisa ter na carreira por ser uma canção que alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso durante muito tempo como ainda hoje com outras versões. Realmente é um grande marco para banda, assim como muitos outros sucessos. “Eva” sempre será o ponto alto do nosso show, sempre tocamos duas vezes, pois o público vai ao delírio.
Um ex-integrante da banda diz em entrevistas para programas de TV que, a princípio, os integrantes originais do RT se recusaram a gravar “Eva”. O quanto isso é verdadeiro?
GF e MR – “Eva” foi um pedido da gravadora pois era uma canção italiana já estourada na Europa e não queríamos gravar pois o disco já estava pronto, acabamos gravando e tivemos que tirar uma canção chamada “Limousine” e acabamos gravando no estúdio onde foi mixado o disco.
Qual a importância do rock oitentista para a música brasileira?
GF e MR – A década de 80 foi o auge da criação e da inspiração, depois disso ficou muito difícil criar sem imitar, até hoje as músicas que são de qualidade e bom gosto tem um pé nos anos 80. Para nós o rock nacional no início dos anos 80 foi uma forma de popularizar o estilo no nosso país e ajudou a difundir o rock para todo o Brasil, com o nosso jeito. As pessoas puderam ter acesso a todas as bandas de pop rock que existiram e ainda existem. Mas acredito que o Radio Táxi no início dos anos de ouro do Rock nacional, veio puxando a carruagem para as demais bandas
Nenhum comentário:
Postar um comentário