segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Expoente do rock empreendedor, Noturnall promete 'novas experiências' em shows pelo Brasil

A pretensão costuma derrubar, mas também impulsiona e empurra a ambientes desconhecidos, mas instigantes. Não foi assim que o Kiss se tornou o maior fenômeno de marketing do rock - baseado em música boa, ainda por cima?

A banda paulistana Noturnall tem quebrado paradigmas dentro metal destes temos obscuros e difíceis. Grava clipe com capotamento real, contrata guitarrista norte-americano, toca ao lado de James LaBrie (vocalista do Dream Theater) e trabalha ao lado de Mike Portnoy (ex-baterista do Dream Theater) como produtor e consultor. Só falta agora inventar algo esquisito, como uma baterista elevada e giratória... 

Não falta mais, porque o vocalista Thiago Bianchi confirmou a invenção para o show de 23 de outubro em São Paulo, em um minifestival que terá a pres3nça dde bandas importantes, como o Krisiun.

A pretensão da banda paulistana tem rendido bons frutos, ainda que provoque mudanças na formação da banda. Atualmente, somente Bianchi permanece da formação original. Estão ao seu lado o baterista Henrique Pucci, o baixista Saulo Xakol e o guitarrista americano Mike Orlando.

"Sou empreendedor por natureza e percebo a necessidade de fazer algo acontecer. É preciso ir além da música e além das expectativas. A gente cresce, a banda cresce e o negócio cresce. Todos ganham", disse Bianchi em entrevista ao Combate Rock. "Às vezes essa visão de choca com as ideias menos 'extravagantes' de outros membros e muitas impasses surgem. Quando isso acontece, mudanças são inevitáveis."

Quem poderia imaginar uma banda de metal quase progressiva fazendo uma versão de uma música de Cazuza na companhia de Ney Matogrosso? "Pode não ser inédito, mas quem tem coragem de fazer esse tipo de coisa?", pergunta o cantor. "Ney curtiu demais cantar 'O Tepo Não Para' e mostrou que é muito mais rock do que a maioria das pessoas."

A bateria giratória e elevada era um antigo sonho de Bianchi dentro da linha de supervalorizar o espetáculo e contou com o apoio total da banda - mesmo do baterista Pucci, que vai sofrer com a "experiência". O show será gravado para um DVD/vídeo. "Seremos apenas a terceira banda a fazer esse tipo de coisa com uma bateria. Isso é perfeitamente rock."

O Nonurnall está gravando imagens para uma futura série de de DVDs de shows importantes em seus últimos anos, como um show na Rússia, durante turnê com o Disturbed, apresentações com a participação de Mike Portnoy e James LaBrie e a materialização de ideias extravagantes com o suporte de um ser criativo chamado Rafael Seyboth, um engenheiro de Curitiba (PR). 

Como se fosse um ensaio para o show paulistano de 23 de outubro, na avenida Ipiranga, Na casa paranaense Ópera do Arame, Seyboth projetou o esquema de efeitos especiais e fez a bateria girar e ficar de cabeça para baixo, em uma espécie de “Roda da Morte”. Ao melhor estilo Kiss, Bianch entrou no palco por uma longa tirolesa, espantando o público curitibano.

"No 'Rock Fun Fest', em São Paulo, prometemos fazer um show sem parâmetros e paralelos no Brasil", promete o vocalista. "Será algo inédito em termos de entretenimento e negócios, Acho que há espaço para esse tipo de inovação, principalmente depois da pandemia de covid-19."

Os detratores de plantão não perderam tempo e o acusam de meg?"alomania e d deixar a música em segundo plano. Ignorando esse tipo de coisa, cita apenas o nome de algumas bandas que fazem do rock um espetáculo bem maior do que a música no palco.

"O que essas pessoas dizem a respeito do Kiss e do Iron Maiden? Será que o show do Rock in Rio 2022, com seu cenário e a interpretação da banda, deixou o rock em segundo plano?", ironiza Bianchi. "Quero fazer sempre mais e melhor. Já demonstrei que sei fazei isso, e com competência, e sempre farei, de uma forma ou de outra."

Pretensão e megalomania, seja lá em que doses, sempre fizeram parte do mundo do rock. O problema é que estamos desacostumados com isso no Brasil. Se dará certo ou não é uma questão que fica para depois. É necessário fazer e ter a iniciativa - então, aplaudamos a banda Noturnall.

E Bianchi acredita que a superprodução do "Rock Fun Fest" é apenas o inicio de um período prodigioso dentro do rock nacional, já que mais novidades em termos de turnês e lançamentos estão previstos até meados de 2023.

"Fizemos uma turnê vitoriosa com o Shaman e vamos cair na estrada novamente com 31 shows marcados pelo Brasil. Em um país como o nosso, são pouco os artistas que têm essa capacidade, principalmente no underground, e especialmente no rock pesado", comemora Bianchi. "Então eu levanto, limpo a poeira e começo a fazer, d preferência procurando inovar. Dá para fazer, dá trabalho, não é barato.  Mas temos qe fazer, senão não saímos do lugar e não proporcionamos crescimento e novas experiências.




Serviço:

Evento: Rock Fun Fest, com Noturnall, Krisiun, Supercombo, Detonautas, InDharma, Clash Bulldogs e Big Band Brasil Jazz Sinfônica.

Dia: 23 de Outubro.

Horário: 11hrs.

Local: Av. Ipiranga com 24 de Maio.

Entrada: gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário