quinta-feira, 6 de outubro de 2022

João Gordo se diverte interpretando 'clássicos' em 'Brutal Brega'





Quem disse que o punk é sempre raivoso e iconoclasta? Quando ganha pitadas de bom humor, sarcasm e autodepreciação, vira uma arma a mais para levar o rock mais adiante, ainda mais depois do período que trevas da pandemia de covid-19 e o trágico e nefasto governo Jair Bolsonaro (PL).  

João Gordo (vocalista dos Ratos de Porão) aproveitou o período de pausa forçada e embarcou na "brincadeira" inventada por amigos, e assim nasceu o projeto "Brutal Brega", com o álbum de mesmo nome, realizado em parceria com o produtor Val Santos (Toyshop, Viper), com suporte do selo Wikimetal.

Como em um projeto de cunho satírico, é natural que se tenha dúvidas e reservas quanto ao resultado, tal qual aconteceu com o Mamonas Assassinas há quase 30 anos. 

Já teve que o considera um ponto baixo na carreira do cantor; outros entenderam a brincadeira e o objetivo, pois o disco é um divertido tributo à música "brega", contando com clássicos da música brasileira transformados em versões punk rock. "Brutal Brega" já está disponível em todas as plataformas, e é um lançamento do selo Wikimetal Music.

As versões realmente são divertidas. "A Namorada que Sonhei", por exemplo, classicaço do brega nacional, virou uma bela balada roqueira, com guitarras pesadas. "Fuscão Preto", famosa na voz de Almir Rogério, transformada em um hardcore cativante, sendo que o mesmo pode se dizer de "Sandra Rosa Madalena", de Sidney Magal.

Há pérolas imperdíveis, como "Tô Doidão", que vira um proto-heavy metal, assim como "Feiticeira" e "Tenho", outra de Sidney Magal, que ficou medonha, mas bastante divertida.

O projeto surgiu como uma brincadeira durante a pandemia: Val Santos começou a desenvolver as versões por diversão, e quando João Gordo ouviu as músicas, se interessou no projeto. Em pouco tempo, os dois haviam gravado dezenas de versões juntos e formado um disco.

 As músicas incluídas foram escolhidas pela forte memória afetiva que a dupla tinha pelas canções, originalmente lançadas por artistas como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Ângelo Máximo, Jane e Herondy, e muitos outros.

Entre outros clássicos estão "Amante Latino" e "Domingo Feliz". O disco também mostra um outro lado de João Gordo, em faixas como a romântica e citada antes "A Namorada Que Sonhei" e o dueto "Não Se Vá", com a atriz Marisa Orth.

O álbum também está disponível em CD, com duas faixas bônus exclusivas: "Doces Beijos" (Menudo), e "Sandra Rosa Madalena" (Sidney Magal). O CD já está à venda nas principais lojas, e online via Wikimetal Store.

Músicas:

1. Fuscão Preto
2. Tenho
3. Ciganinha
4. Domingo Feliz
5. A Namorada Que Sonhei
6. Pepino
7. Não Se Vá (dueto com Marisa Orth)
8. Amante Latino
9. Verdes Campos da Minha Terra
10. Eu Vou Rifar Meu Coração
11. Feiticeira
12. To Doidão

BONUS TRACKS (exclusivas do lançamento físico):

13. Doces Beijos
14. Sandra Rosa Madalena

Nenhum comentário:

Postar um comentário