domingo, 22 de setembro de 2024

Caixa reúne todas as gavações dos Faces para a BBC

 

 

Duas bandas importantes implodidas e sem rumo, ensaios regados a cerveja e uísque, fora os cigarros aos quilos. Junte-se a isso um cantor com um contrato assinado para álbuns e carreira solo, mas que está empacado e entediado.

 

Tinha tudo para dar errado, só que muito certo – ao menos por cinco bons anos de farra e bebedeira. Esse é o resumo do improvável surgimentos dos Faces em 1969, a banda inglesa zoada e largada que os americanos aprenderam a amar – e e que rivalizou com Led Zeppelin, The Who e Rolling Stones nos anos 70.

 

Esse combo improvável de bebuns e exímios encrenqueiros está sendo homenageado em 2024, 55 anos depois de sua criação, com uma maravilhosa compilação de músicas registradas nas participações em programas de rádio e TV da emissora britânica BBC.

 

O pacote é extraordinário: oito CDs em verão física e digital om material muito taro, cru e inédito. Algumas das versões apareceram em algumas das caixas comemorativas, como “Five Guys Walk iinto  Bar”, mas a maioria do material foi retirada dos fundos dos arquivos da emissora.

 

“Faces at the BBC: Tbe Complete BB Concerts & Studio Recorings 1970-1973” expandiu as possibilidades de compreensão da importância e da qualidade dos Faces, estendendo o que já era ótimo na caixa “Five Guys...’.

 

Os Faces foram uma espécie de continuação dos Small Faces, banda surgida em 1965 como um dos pilares da cultura mod e com um som sólido e quente calcado no blues, no rhythm & blues e na soul music graças à guitarra maliciosa e a voz áspera e gritada de Steve Marriott

 

Foram quatro álbuns de estúdio e um ao vivo com o nome da banda e mais quatro de estúdio servindo de banda de apoio para o início da carreira solo de Rod Stewart Foram todos gravados quase simultaneamente, nas mesmas sessões de gravação, entre 1969 e 1973.  A mistura de rock, blues e folk forjou um som únio e a fez explodir na Europa e nos Estados – e também ajudou a implodi-la a partir de 1972, com a saída do baixista e vocalista Ronnie Lane

 

Embora muitas dessas gravações tenham sido consideradas perdidas há muito tempo, a gravadora Rhino rastreou quase todas as músicas tocadas pelo Faces na BBC nos arquivos e coleções particulares dos membros da banda. Apenas uma sessão de três músicas continua desaparecida, segundo os produtores.

 

 A coleção começa com a sessão de John Peel em 5 de julho de 1970. O DJ influente foi fundamental e colocando os Faces na  BBC. Rod Stewart comenta nas novas notas do encarte: "Se não fosse por John Peel, o Faces nunca teria se destacado." Ronnie Wood acrescenta: "Ele deu ao Faces nossa primeira chance". Kenney Jones lembra: "John Peel ajudou muito o Faces na Inglaterra, na imprensa e em seu show".

 

Apresentações viscerais 


Os três primeiros CDs são a parte mais legal justamente por serem as sessões registradas no programa de John Peel, em 1971, que pode ser considerado o auge da banda. Era uma banda redonda, criativa e bem zoada, com seus músicos tocando bêbados com frequência, mas sem dar baixaria – ao menos no estúdio

 

A maior parte do set é inédita, incluindo uma mixagem estéreo pela primeira vez do show da banda no Paris Cinema em 13 de maio de 1971 (transmitido apenas em mono) e um show de fevereiro de 1973 que foi arquivado como resultado das preocupações da BBC sobre a conversa estridente da banda com a multidão indisciplinada.

 

As gravações abrangem o período que rendeu quatro LPs de estúdio do grupo (“First Step”, “Long Player”, “A Nod Is As Good As A Wink…To A Blind Horse…” e “Ooh La La”), bem como os primeiros álbuns que o solo Rod Stewart gravou com a maior parte da banda (“Gasoline Alley”, “Every Picture Tells A Story”, “Never A Dull Moment” e “Smiler”).

 

Além de favoritos do Faces como o hit "Stay with Me", "Had Me a Real Good Time" e "Miss Judy's Farm", o conjunto também apresenta "Maggie May", "Every Picture Tells a Story", a versão de sucesso de Rod de "(I Know) I'm Losing You" do The Temptations, e covers de "Maybe I'm Amazed" (Paul McCartney), "It's All Over Now", "Memphis, Tennessee", "I'd Rather Go Blind", "Country Comfort", "Twistin' the Night Away" e muito mais.

 

As performances do Faces do Concerto de Natal de John Peel também são apresentadas. Originalmente transmitido no Boxing Day de 1970, este show de fim de ano apresenta "Away In A Manger", de Stewart e um medley de canções de natal cantadas por um coral que inclui Peel, o Faces, seus roadies, Marc Bolan do T. Rex e outros. Mais do que um documento histórico, é uma coleção de performances que registra o que de melhor o quinteto produziu.

 

Trajetória atribulada

 

Foram apena seis anos de uma existência intensa, festiva e complicada. The Faces é resultado da implosão de duas potências inglesas o final dos anos 60 , Small faces e a primeira versão de Jeff Beck Group.

 

No começo de 1969, desgastado com as turnês e enciumado com a ascensão de seu vocalista Rod Stewart, como astro, o guitarrista Jeff Beck acabou intempestivamente com a banda e se recolheu para um período sabático. Rod Stewart e o então baixista Ron Wood estavam perdidos na formação de uma nova banda e acabaram participando de um ensaio do que tinha sobrado dos Small Faces na mesma época com a saída do guitarrista e vocalista Steve Marriott, que formaria pouco depois o Humble Pie com o guitarrista e vocalista Peter Frampton.

 

Ensaiando em um porão sujo emprestado pelos Rolling Stones, o baixsta e vocalista Ronnie Lane, o tecladista Ian Mclagan e o baterista Kenney Jones digeriam a saída de Marriott quando recebream Stewart e Wood. Mais beberam do que tocaram, mas uma jam no final da noite acendeu a luz para Lane: havia uma química.

 

Quinteto formado oficialmente, gravaram um bom álbum de estreia, The Faces logo chamou a atenção e começou a lotar teatros e ginásios dos lados do oceano Atlântico. No começo, a carreira solo de Stewart, que tinha assinado contrato com uma gravadora quando ainda era cantor do Jeff Beck Group, não era um empecílio, tanto que as gravações dos álbuns de band e do vocalista ocorriam simultaneamente.

 

Depois de muito susspce, esbórnia e entreveros diversos com todo mundo, Lane se cansou da zona e da crônica falta d dinheiro. Também se ressentia d carreira solo de Stewart, que começou a ir melhor do que a da banda. Saiu em 1972 para formar o Slim Chance, banda dedicada ao folk rock. Era o começo do fim para os Faces.

 

O baixista japonês Tetsu Yamauchi chegou para ver o fim da banda em 1975, quando Ron Wood disse que não poderia fazer uma turnê caída porque tinha sio convidado ara substituir, de forma temporária, Mick Taylor, que tinha deixado os Rolling Stones. Era a deixa para que Rod Stewart anucisse a sua saída em definitivo e começasse a se transformar em astro pop mundial.

 

Wood foi efetivado nos Stones em 1976. Jone e McLagan tentaram uma volta os Small Faces com Steve Marriott em 1977, mas não de certo. O tecladista atuaria por alguns anos com músico contratado dos Stones e depois formaria a sua própria banda; Morreu em 2016, ao 69 anos de idade, de ataque cardíaco. Roonie Lane morreu em 1998, aos 51 anos, em decorrência e complicações causadas pela saúde fragilizada por conta da ELA (esclerose lateral amiotrófica).

 

Jones substituiria Keith Moon, morto em 1978, na banda Th Who, até o seu primeiro final, em 1982. Mais tarde trabalharia com o cantor Paul Rodgers  na banda The Law. Na primeira década deste século, Wood, McLagan e Jones se reuniram com Mick Hucknall, vocalista do Simply Red, para alguns shows com o nome da banda depois que Stewart recusou a reunião.


Lista de músicas


CD 1: John Peel’s Sunday Concerts (broadcast 7/5/1970 (1-5) and 11/29/1970 (6-10))You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It) *
Wicked Messenger *
Devotion *
It’s All Over Now *
I Feel So Good *
Country Comfort
You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It)
Too Much Woman (for a Henpecked Man)/Street Fighting Man
Maybe I’m Amazed
Around the Plynth/Country Honk/Gasoline Alley

CD 2: John Peel’s Sunday Concert (broadcast 5/23/1971)You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It) *
Cut Across Shorty
Love in Vain
Bad ‘n’ Ruin *
It’s All Over Now
Had Me a Real Good Time *
(I Know) I’m Losing You *
I Feel So Good *

CD 3: Sounds for Saturday (broadcast 4/1/1972)Three Button Hand Me Down *
Maybe I’m Amazed
Too Much Woman (for a Henpecked Man)/Street Fighting Man
Miss Judy’s Farm
Love in Vain *
Stay with Me
(I Know) I’m Losing You

CD 4: John Peel’s Sunday Concert (broadcast 2/26/1972) *IntroYou’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It)
Three Button Hand Me Down
Miss Judy’s Farm
Memphis, Tennessee
Give Me the Moonlight
Too Bad
Last Orders Please
Devotion
That’s All You Need/Country Honk/Gasoline Alley
(I Know) I’m Losing You
Stay with Me
Had Me a Real Good Time
Underneath the Arches
Every Picture Tells a Story

CD 5: In Concert (recorded 2/8/1973 – not originally broadcast) *Silicone Grown
Cindy Incidentally
Angel
Memphis, Tennessee
True Blue
I’d Rather Go Blind
You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It)
Twistin’ the Night Away
It’s All Over Now
Miss Judy’s Farm
Maybe I’m Amazed
Three Button Hand Me Down
(I Know) I’m Losing You

CD 6: In Concert (broadcast 4/21/1973)Silicone Grown *
Cindy Incidentally *
Memphis, Tennessee *
If I’m on the Late Side *
My Fault *
The Stealer
Borstal Boys
Angel
Stay with Me
True Blue
Twistin’ the Night Away
Miss Judy’s Farm
Jealous Guy
Too Bad

CD 7: Top Gear (broadcast 3/28/1970) (1-4), Dave Lee Travis (broadcast 3/15/1970) (5-7), Top Gear (broadcast 9/19/1970) (8-10) and Top Gear: John Peel’s Christmas Carol Concert (broadcast 12/26/1970) (11-12)Wicked Messenger
Devotion
Shake, Shudder, Shiver
Pineapple and the Monkey
Three Button Hand Me Down
Flying
Wicked Messenger
Had Me a Real Good Time
Around the Plynth/Gasoline Alley
Country Comfort
Away in a Manger – Rod Stewart *
God Rest Ye Merry Gentlemen/Good King Wenceslas/Silent Night/O Come All Ye Faithful – Faces & Choir *

CD 8: Sounds of the Seventies (broadcast May 3, 1971) (1-4) and Top Gear (broadcast 10/6/1971) (5-7)Had Me a Real Good Time
Love in Vain
Oh Lord I’m Browned Off
Maybe I’m Amazed
Stay with Me
Miss Judy’s Farm
Maggie May

Disc 2, Tracks 2-3; Disc 3, Tracks 2, 4, 6 and 7; Disc 6, Tracks 6, 8 and 12; Disc 8, Track 7 released on Five Guys Walk Into a Bar… – Warner Bros./Rhino R2 78233, 2004​
Disc 2, Track 5; Disc 3, Track 3; Disc 5, Track 13; Disc 6, Track 11; and CD 8, Tracks 1-4 released on Had Me a Real Good Time At The BBC (In Session and In Concert 1971-1973) – Rhino RCV1 725872, 2023
Disc 7, Tracks 1-4 and Disc 8, Tracks 5-6 released on 1970-1975: You Can Make Me Dance, Sing or Anything… – Warner Bros./Rhino R2 550009, 2015
Disc 7, Tracks 5 and 7-10 released on The BBC Session Recordings – Rhino RCV1 725821, 2024

nnn

Nenhum comentário:

Postar um comentário