segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

As mortes de 2021: Gerry Marsden, lenda do rock de Liverpool, e Alexi Laiho, do Children of Bodom

 Marcelo Moreira

Gerry and the Pacemakers em 1964: Gerry é o cara do salto (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Aquele cantor empolgado e sempre sorridente alimentou a esperança de um dia ser o maior rival dos Beatles. E aquele guitarrista bom de papo, de copo e de metal um dia acreditou que poderia ser o maior nome do rock pesado escandinavo. Dependendo do ponto de vista, quase atingiram os seus objetivos.

Gerry Marsden, o líder do Gerry and the Pacemakers, e Alexi Laiho, guitarrista e nome principal do Children of Bodom, banda finlandesa de metal extremo, morreram neste comecinho de 2021, em uma continuação tenebrosa do péssimo ano de 2020.

Marsden era considerado o nome maior do chamado Mersey Beat ou som do Mersey Side, mais conhecidos como a música de Liverpool.

Por vias tortas, o cantor inglês usou a mesma máxima que o ponta-esquerda Pepe, do Santos, usava para descrever a sua importância para a história do time: "Sou o maior artilheiro do Santos, pois Pelé, um extraterrestre, não conta." Gerry dizia o mesmo, com outras palavras, a respeito dos Beatles.

Realmente, no começo, Gerry and the Pacemakers eram realmente os mais próximos de serem rivais dos Beatles na região de Liverpool entre 1961 e 1961, mais até do que Rory Storm and the Hurricanes, de onde saiu Ringo Starr para a bateria dos "Fab Four".

Era um rock mais puro e ingênuo, e assim permaneceu durante a sua relativamente curta careira - a banda já não existia mais nos anos 70 e o cantor passou a viver do passado, embora com relativo sucesso e conforto.

No entanto, Marsden e a banda, se foram os primeiros rivais dos Beatles, mas ficaram pelo caminho, ganharam notoriedade pela despretensiosa gravação da música tradicional e popular "You'll Never Walk Alone", canção entoada de forma passional por parte da torcida do Liverpool FC, então um time grande em crise permanente por longos anos naquele período dos anos 60.

De forma inusitada, a torcida inflamada do time de futebol, já naquela época disputado o título de mais fanática e mais numerosa do país com a do Manchester United, da rival e quase vizinha Manchester, decidiu adotar de vez a canção como hino informal da equipe graças ao empurrão que a versão de Marsden deu. A coisa cresceu a tal ponto que a música é universalmente conhecida atualmente e uma das mais importantes associada ao futebol. 

O cantor morreu aos 78 anos de idade em consequências de problemas cardíacos e recebeu uma grande homenagem em postagem feita por Paul McCartney nas redes sociais.

Alexi Laiho (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Já Alexi Laiho, guitarrista finlandês líder do Children of Bodom, morreu aos 41 anos de idade. A causa direta da morte não foi revelada, mas a família e ex-companheiros de banda informaram que ele convivia com diversos problemas de saúde desde 1995.

O grupo de metal extremo chegou a ser a principal banda da Finlândia em vários momentos, na análise de todos os tipos de música. Vendeu muitos discos e era nome disputado para todos os maiores festivais de rock pesado da Europa.

Como guitarrista, não era um estilista, mas tinha a fama de ser uma espécie de "Malcolm Young" do metal, com suas bases estrondosas e precisas para dar suporte ao som vigoroso de sua banda. Também chamava a atenção por fazer vocais considerados importantes para o estilo.

Alexi fundou a Children of Bodom em 1993 com o baterista Jaska Raatikainen. Adolescentes, imaginavam que a banda poderia fazer um som mais maligno e tenebroso do que as bandas norueguesas de black metal. 

O Children of Bodom (cujo nome remete a um crime monstruoso dos anos 70 em que algumas crianças foram sequestradas e moprtas nas proximidades do lago Bodom, na Finlândia) fez seu show de despedida em dezembro de 2019. Em 2020, Alexi formou o Bodom After Midnight, gravando três músicas e um clipe, que ainda serão lançados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário