sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Morre Sylvain Sylvain, dos New York Dolls

 Marcelo Moreira

Sylvain Sylvain (FOTO: GETTY IMAGES)

Mais um nome importante do rock morreu neste comecinho de 2021. Sylvain Sylvain, ex-guitarrista do New York Dolls, não resistiu a uma batalha de um ano e meio contra um câncer. A morte foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (15).

Instrumentista competente, embora bastante desleixado, acabou ajudando a moldar o som cru e ríspido de sua banda, que tinha visual glam e som punk, isso antes mesmo do movimento punk explodir em Nova York com os Ramones e outras bandas.

Fundador do conjunto em 1971, Sylvain e o vocalista David Johansen levaram ao extremo os excessos visuais do rock setentista e ajudaram a moldar a sonoridade e uma estética diversificada na época em que o auge do rock se consolidava.

Apesar de ser uma novidade, os Dolls eram desprezados pela crítica, embora tão poucas bandas tendo gham tido tanto sucesso em tão pouco tempo e com tão pouco esforço para impor um estilo.

Ao contrário do que se pensa, o visual extravagante e o comportamento explosivo dos membros do grupo eram genuínos e, para muitos, New York Dolls é sinônimo de encrenca. Durante a turnê pela Inglaterra em 1972, por exemplo, o baterista Billy Murcia morreu de overdose, mas o circo foi em frente.

Foram apenas dois discos, mas suficientes para colocar a banda entre as mais influentes para toda uma geração que veio a partir do final dos anos 70. 

Com o fim da banda, Sylvain Mizrahi (seu nome verdadeiro) encarou vários projetos e tentou estabelecer uma carreira solo, mas sem destaque. Mesmo assim, ainda era bastante requisitado por músicos de várias idades e subgêneros do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário