terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Aterrorizante, novo álbum de Fabiano Negri é um marco no som pesado nacional

Ele quase encerrou a carreira por conta de picos de altos e baixos de 25 nos de rock and roll, mas só de raiva ele decidiu cometer os seus melhores trabalhos, aproveitando a pandemia de covid-19 para avançar ainda mais. 

O campineiro Fabiano Negri é um dos raros espécimes do rock que, mesmo á beira dos 30 anos de trajetória, continua fazendo um disco melhor do que o outro.

"ZebathY", de 2021, era um mergulho no heavy metal e sua primeira incursão no mundo do horror e do mistério. Era o seu melhor álbum solo até que reapareceu com "Mysteries the Night Hides", recém-lançado, que é ainda mais pesado.

Com a grande habilidade para aliar letras bem sacadas e climas dramáticos, Negri descobriu sua vocação, ainda que tardia, de tecer peças conceituais intrincadas e com personagens marcantes.

"Acredito que tudo reflete o momento e o que tenho ouvido recentemente. Nos últimos anos, tenho voltado a ouvir mais heavy metal e hard rock. Assim, ao compor, é natural tender mais para esse lado mais pesado da música", explicou o músico, que é multi-instrumentista e vocalista.

O álbum anterior contava a história de uma mulher lutando contra preconceitos, baseando-se na crueza da guitarra pesada e da cozinha direta, "Mysteries the Night Hides" apresenta uma abordagem muito mais elaborada, com linhas melódicas acessíveis e, ao mesmo tempo. complexas.

Todas as faixas, exceto uma, ultrapassam os oito minutos de duração, proporcionando a oportunidade de continuar demonstrando versatilidade em todos os instrumentos "The Raven's Feast", lançada em videoclipe, destoa um pouco e tem como tema fala de uma alma amargurada, condenada a assistir a cena da sua triste morte eternamente, 

 Ele foi responsável pelos vocais, guitarra, teclado, baixo e bateria, além da produção e mixagem de "Mysteries the Night Hides" (a masterização foi realizada por Ric Parma). 

No entanto, isso não significa que a intensidade tenha sido reduzida ou deixada de lado. Os vocais agressivos, a ênfase nos tons graves da cozinha e a guitarra pesada continuam a ser a essência do repertório.

Os três singles lançados previamente, "Vampires", "A Necessary Evil" e "Terrifying Lullaby" alcançaram marcas boas de audições no Spotify, mostrando que Negri alcançou um nível de qualidade alto.

Aqui o metal tradicional é acrescido de fartas doses de prog metal e rock progressivo de muito bom gosto. os arranjos são primorosos, especialmente piano e teclados, além das orquestrações sem exageros. 

Todas as canções têm uma carga dramática característica, bem ao estilo operístico. "The Raven's Fest" é o melhor exemplo, seguindo os passos de uma trilha sonora de filme de terror - era essa a intenção, com um climax perfeito e pesado. A sequência de piano que conduz a canção é aterrorizante.

"Vampires", apesar de longa, é a que mais se parece com um hard'n' heavy tradicional, por mais que seja pesada e tenha solos de guitarra muito bons - certamente é mais acessível.

A faixa-título é a melhor entre ótimas canções, composta ao estilo suíte, com passages e vários andamentos, além de ser muito pesada. 

"A Necessary Evil" se aproxima em termos de qualidade, seguindo a mesma estrutura de composição, mas com arranjos orquestrais mais interessantes e diferentes. É um álbum que oferece múltiplas opções, sendo também por isso superior a "ZebathY".

Outra característica do disco é que cada um dos cinco temas conta uma história de terror. Fabiano compara: "É como se fosse um 'Tales from the Crypt'", referindo-se ao famoso seriado americano de terror que fez grande sucesso nos anos 90. "Sempre gostei desse tema. Sou fã de filmes e literatura de terror e horror. Então, por que não criar minhas próprias histórias?" 

Essas histórias variam desde o homem que passa seus dias buscando evidências da existência de vida após a morte até o nascimento de um filho do mal destinado a recolher aqueles que propagam mentiras nas redes sociais. Isso abrange até o homem condenado a testemunhar seu corpo sendo eternamente devorado por corvos, entre outros temas cuidadosamente elaborados para causar arrepios.

"Mysteries the Night Hides", oficialmente lançado em 1º de dezembro em todas as plataformas digitais (também disponível para venda digital com arquivos de altíssima qualidade, letras, fotos, ficha técnica e release em artes exclusivas diretamente com o músico), é um álbum variado, acessível e assustador.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário