sábado, 7 de novembro de 2020

Notas roqueiras: Julico, Hiënaz, Acero Nacional...

Julico (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 
- Com mais guitarras do que os singles anteriores e participações emblemáticas, como a do cantor e instrumentista Curumin (indicado ao Grammy Latino de 2017), "Todo Santo Dia" é mais uma música robusta lançada por Julico, repleta de arranjos que remetem à música brasileira setentista. Ouça aqui: https://song.link/ZtGGtQvghjbRR. "Todo Santo Dia" é o terceiro single do álbum “Ikê Maré”, o primeiro do compositor e produtor musical, também o frontman do power trio sergipano de blues rock The Baggios. A verve setentista da música nacional dá o tom, com elementos que vão do samba ao soul e o psicodelismo, tudo isso embalado com percussão, guitarras e piano elétrico swingado tocado pelo Rafael Ramos, outro membro da The Baggios. Com uma sonoridade que remete a uma mistura de Tim Maia com Novos Baianos, Julico conta as participações do paulista Curumin em estrofes de Todo Santo Dia. Mas contou também com as vozes de sua mãe, Meire Andrade, e da sobrinha, Ellen Andrade, no coro da música. A letra fala da luta diária de uma classe menos favorecida contra o racismo, Lgbtfobia e ódio a minorias que se erguem numa sociedade tomada por ideias fascistoides e ganâncias, reforçando ainda mais a desigualdade e falta de sensibilidade humana.

- A banda paulista de stoner/rock alternativo Hiënaz entra em outubro com um pacote de novidades. Continua um quarteto, mas com dois novos músicos, e tem duas canções recém-gravadas que serão lançadas como um EP. Aliás, o já intitulado 'Spaghetti Stoner' marca a estreia no selo da Abraxas.
O EP é o primeiro trabalho do Hiënaz com formação pós-Ulular (novembro de 2019). Pedro Kerr (guitarra) e Thomas Omarsson (bateria) ganham o reforço de Julio Cezar (vocal e outra guitarra) e Felipe Dhelomme (baixo). São duas faixas em um formato acústico, Febre do Ouro, do disco de estreia Ulular, e Suspiria, uma versão da música do Goblin, banda de rock progressivo italiana que fez sucesso na década de 1970. A capa, criada por Bruno Bigh, tem tudo a ver com ambas as músicas, como se as unisse por um conceito.

- Em tempos de pandemia, a banda chilena Acero Nacional é uma das formações latino-americanas que mais souberam aproveitar o isolamento social. Para celebrar seus 10 anos de carreira, já lançaram um lyric vídeo, um documentário sobre sua trajetória e, agora, soltam o videoclipe da música ‘Héroe’, filmado a partir de imagens que cada integrante gravou das respectivas casas em Santiago, a capital do país andino. ‘Héroe’ é o terceiro single de ‘Trueno’, o segundo álbum do grupo, de 2019. O disco foi lançado em setembro do ano passado em um show na capital chilena, com todas as entradas vendidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário