domingo, 15 de novembro de 2020

Polêmica do suposto plágio do Black Sabbath sobre Vanusa: origem seria canção de John Entwistle

 Marcelo Moreira

Vanusa (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A morte da cantora Vanusa, dias atrás, aos 73 anos, ressuscitou uma passagem curiosa da vida dela e do Black Sabbath. Será que os inventores do heavy metal plagiaram uma música da cantora brasileira?

Desde os anos 70 existe a polêmica entre "What to Do" e "Sabbath Bloody Sabbath", as duas canções lançadas em 1973. 

A cantora disse certa vez, em uma entrevista, que só tomou conhecimento da polêmica em 2013, coisa que muita gente que pesquisa música n Brasil diz não ser verdade. 

O caso não tem tanta relevância, já que ninguém processou ninguém. Mas as coincidências são em grandes e poderia causar embaraços aos músicos ingleses.

"What to Do" foi lançada no quarto álbum de Vanusa, meses antes do clássico "Sabbath Bloody Sabbath", o sexto disco do Black Sabbath. 

Em entrevista ao Estadão, em 21 de agosto de 2015, a cantora abordou o assunto com certo bom humor. ""Você já ouviu minha What To Do? Disseram até que ela foi uma cópia da música do Black Sabbath, mas pedi uma pesquisa e concluíram que eles lançaram a música depois de mim. Se alguém copiou alguém, então, foram eles".

Mais tarde, ela reconsiderou e considerou uma "coincidência", já que ela e quem compôs a música não tinham a mais remota ideia da existência da canção do Black Sabbath - e, comprovadamente, "What to Do" é anterior.

O que pouca gente dá atenção é que as duas também guardam alguma semelhança com o maior sucesos da carreira solo de John Entwistle, baixista de The Who, morto em 2002.

"My Size", do álbum "Smash Your Head Against the Wall, é de 1971 e tem uma introdução que pode perfeitamente ter "inspirado" as duas canções de 1973.

Para mim, apesar de alguma semelhança, creio que as canções da polêmica estão bem longe de "My Size", por mais que tenha gente que enxergue várias "coincidências" com o riff inicial e a segunda parte.

Em sua carreira solo, "My Size" foi o mais perto que Entwistle chegou do hard rock. "Smash Your Head Against the Wall" foi o primeiro disco solo da carreira do baixista e o seu melhor disco. 

Faça a comparação entre as músicas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário