https://youtu.be/MUYKDdwDidY
- Também nas redes sociais, em plena turn~e europeia, a baixista e vocalista Fernanda Lira gravou um vídeo em que faz a prestação de contas do dinheiro arrecadado de fãs e amigos para custear as despesas que tiveram no começo do ano em razão de um ciclone que destruiu o ônibus de turnê no interior dos Estado s Unidos, uma postura rara entre artistas de todos os calibres.
A Crypta fazia uma turnê por várias cidades americanas ao lado do Morbid Angel, nome fundamental do death metal mundial, e acabou tendo problemas quando da passagem do ciclone, que destruiu carros e parte do local onde haviam tocado u=pouco antes - um espectador morreu em consequência do desastre.
O longo texto postado em inglês e em português, ao lado de um video com a musicista, explicou em detalhes qu a meta de arrecadação foi alcançada, mas que a banda foi surpreendida por mais despesas extras por conta da destruição do ônibus (a seguradora da empresa que alugou se recusou a paga) e custos extras com burocracias diversas.
O jornalista Gustavo Maiato reproduziu o texto em português no site Whiplash em que a banda detalha das despesas para dar transparência a uma campanha que viabilizou o final da turnê norte-americana -e, é claro, a mensagem fou publicada com muitos agradecimentos:
"Juntamente com os vídeos explicativos, upamos os seguintes documentos: todos os contratos e comprovantes de pagamentos referentes ao RV, o recibo do guincho e pátio, o recibo de todas as doações via Gofundme e Pix, cálculo de despesas.
DESPESAS TOTAIS DE DANOS AO RV/MOTORHOME: USD 80.440,00
A empresa inicialmente nos disse que os custos estimados para pagar um novo RV pra eles seriam em torno de 60 mil dólares e essa foi a meta pra arrecadação de fundos. Mas quando devolvemos o 2o RV que alugamos no final da turnê, a cobrança por danos que recebemos da empresa foi de 78 mil dólares, e também precisamos pagar pelos serviços de reboque e pátio do RV danificado, que no total acabou ficando em USD 80.440,00 - quase 21 mil dólares acima do que obtivemos via GoFundMe.Também arrecadamos US$ 8.810,00 extras de fãs brasileiros via Pix, o que ajudou muito, então o total arrecadado foi de US$ 67.403,63 (após impostos e taxas legais) - 13 mil a menos do que os prejuízos.
POR QUE TIVEMOS QUE PAGAR POR UM NOVO RV SE TÍNHAMOS SEGURO?
Porque a seguradora disse que normalmente cobre desastres naturais, mas eles tinham provas de que no nosso caso não foi o tornado que atingiu o RV, mas sim os tijolos da parede da casa de show, então se quiséssemos alguma indenização, teríamos que processar a seguradora da venue. Sabemos que não é justo, mas é o que é."
Clique aqui e leia o texto completo da prestação de contas da Crypta no site Whiplash. https://whiplash.net/materias/news_706/353214-crypta.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário