sexta-feira, 9 de junho de 2023

Gov't Mule anuncia álbum de inéditas, turnê e novo baixista

  O Gov’t Mule surpreendeu nesta semana ao anunciar a sua primeira mudança de formação em 15 anos. O baixista sueco radicado nos Estados Unidos Jorgen Carlsson deixa o posto e será substituído temporariamente por Kevin Scott, antigo amigo e colaborados da banda.

Como ocorre nestes casos em que comunicados são feitos nas redes sociais, quase não há esclarecimentos. os motivos que levaram á saída de Carlsson não foram explicados. a banda preferiu dizer que esá "emplogada" com a turnê deste mês de junho ao lado dos Avett Brothers.

Para o baixista sueco, sobrou apenas um seco agradecimento pelos 15 anos de banda e desejos de sucesso em novas empreitadas. Scott já tocou com o Mule em outras ocasiões e com vários artistas de blues e country nusic.

Um novo álbum de estúdio, o 12º, está para ser lançado ainda neste mês, gravado pelo baixista que sai. Sairá em 16 de junho, via Fantasy Records. "Peace… Like a River" foi gravado nas mesmas sessões do trabalho anterior, “Heavy Load Blues” (2021), que é um álbum maravilhoso.

 Entre os convidados especiais estão nomes como Billy Bob Thornton, Celisse e Billy F Gibbons (ZZ Top). São 12 faixas, sendo que a edição deluxe em CD ainda conta com o EP exclusivo "Time Of The Signs", que tem quatro músicas, além de uma versão alternativa para "The River Only Flows One Way" com o guitarrista Warren Haynes nos vocais. 

"Dreaming Out Loud", primeiro single, tem as participações de Ivan Neville e Ruthie Foster, a canção conta com citações a personalidades como Dr. Martin Luther King Jr., Robert e John Kennedy, além do saudoso líder dos direitos civis e representante dos Estados Unidos John Lewis.

É um tremendo rhythm and blues puxado para a soul music, com metais insanos e vocais em jogral, com vozes distintas e perfeitamente combinadas. E Warren Haynes, vocalista e guitarrista, dá um show de destreza em riffs excelentes e solos ótimos.

outras duas músicas já foram divulgadas. "Made My Peace" é uma balada blues tocante e muito carismática, com uma interpretação magistral de Haynes, que brilha novamente nos solos, especialmente no que encerra a faixa. 

"Same As It Ever Was" é uma canção mais clássica, resvalando no rock progressivo e com estupendo trabalho de guitarras. O baixo de Carlsson, pulsante e habilidoso, torna ainda mais inexplicável a sua saída da banda. É um álbum que promete ser tão bim quanto o anterior, "Heavy Load".

O tratamento dispensado a Jorgen Carlsson foi mais respeitoso que o dado a Andy Hess. Este substituiu o baixista original, Allen Woody, que morreu em 2000 aos 44 anos vítima de ataque cardíaco. 

A banda gravou dois discos com vários baixistas depois disso - gente do naipe de Chris Squire (Yes), Roger Glover (Deep Purple), Jack Bruce (Cream) e John Entwistle (The Who), entre outros - e fez uma extensa turnê com vários instrumentistas amigos.

Hess foi escolhido somente em 2003, quando a banda virou um quarteto com a entrada do tecladista Danny Louis. Mais técnico e versátil, tinha origem no jazz e na country music e não imprimia o peso necessário ao blues pesado da banda. Saiu em 2008 para a chegada de Carlsson, que tem dedos mais pesados e adora um timbre "gordo" e cheio, que preenche todos os ambientes.

Kevin Scott tem um estilo mais parecido com o de Woody, mesclando várias influências e mostrando a versatilidade de Hess e o peso de Carlsson. São grandes as chances de que permaneça definitivamente.

https://www.youtube.com/watch?v=z4toYRVqrF0

https://www.youtube.com/watch?v=yB1ThVDU3G0&pp=ygUKZ292J3QgbXVsZQ%3D%3D

https://www.youtube.com/watch?v=cxwvu4Q8J3g&pp=ygUKZ292J3QgbXVsZQ%3D%3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário