terça-feira, 20 de junho de 2023

Joe Bonamassa corre para voltar ao blues antes de mergulhar de novo no hard rock

Quem esperava uma "descansada" do nerd da guitarra com decisão de retomar o grupo de hard rock Black Country Communion se surpreendeu com o anúncio de mais um álbum solo de Joe Bonamassa.

Ele encerrou o ciclo de divulgação de "Time Clocks", de 2021, e colocou no mercado, no começo do ano, o disco ao vivo "Tales of Times", mas não quer saber de parar.

Celebrando 20 anos de “Blues Deluxe”, seu álbum de maior sucesso até hoje, o músico lança um segundo volume no próximo dia 6 de outubro, via J&R Adventures. 

Assim como no original, a obra conta com uma série de versões para músicas importantes do blues que não necessariamente são sucessos ou clássicos. 

O próprio título do disco remete a uma música importante, as que só ganharia notoriedade ao ser gravada pelo Jeff Beck Group em 1968 em maravilhosa versão com Rod Stewart nos vocais.

O disco já estava gravado antes de Bonamassa entrar no estúdio, em Los Angeles, para a primeira fase dos trabalhos com o Black Country Communion, banda que criou em 2010 ao lado de Glenn Hughes (ex-Deep Purple, baixo e vocais), Jason Bonham (ex-Journey, bateria) e Derek Sherinian (ex-Dream Theater e atual Sons of Apollo, teclados).

Essa banda teve uma ascensão vertiginosa entre 2010 e 2013, lançando três álbuns de estúdio e um DVD/CD ao vivo, mas praticamente acabou por conta da agenda lotada de Bonamassa, que não abriu mão de sua carreira solo e dos projetos de produzir discos de outros artistas de blues. Houve uma tentativa de volta em 2018, com um quarto álbum, mas o fôlego já não era o mesmo.

Provavelmente o artista de rock/pop/blues mais prolífico da atualidade, Joe Bonamassa retoma o esquema de homenagear grandes nomes do blues após muito tempo. "Blues Deluxe Vol. 2" terá apenas duas canções inéditas.

Uma delas é "Hope You Realize It (Goodbye Again)", feita em parceria com Tom Hambridge, enquanto “Is It Safe To Go Home” é de autoria do guitarrista Josh Smith, que o acompanhou em sua mais recente turnê..

Depois de algumas reformulações, a banda básica que o acompanha atualmente tem Reese Wynans (teclado, ex-Double Trouble, de Stevie Ray Vaughan), Calvin Turner (baixo) e Lamar Carter (bateria). Entre as participações especiais ele contou com Paulie Cerra no saxofone, Dannielle DeAndrea e Charles Jones nos vocais de apoio.

O primeiro single lançado é uma excelente versão para "Twenty-Four Hour Blues", com Bonamassa voltando aos primórdios de sua carreira solo, n finalzinho dos anos 90.

Lista de músicas e seus autores:

01. Twenty-Four Hour Blues (Bobby “Blue” Bland)

02. It’s Hard But It’s Fair (Bobby Parker)

03. Well, I Done Got Over It (Guitar Slim)

04. I Want to Shout About It (Ronnie Earle & The Broadcasters)

05. Win-O (Pee Wee Crayton)

06. Hope You Realize It (Goodbye Again) - inédita

07. Lazy Poker Blues (Fleetwood Mac)

08. You Sure Drive A Hard Bargain (Albert King)

09. The Truth Hurts (Kenny Neal)

10. Is It Safe To Go Home - inédita

Nenhum comentário:

Postar um comentário