sábado, 13 de fevereiro de 2021

'Moving Pictures', 40 anos: o Rush no auge e em todo o seu esplendor

 Marcelo Moreira



São as músicas hipnotizantes que costumam despertar a paixão por bandas e por gêneros musicais. São aquelas que, quando tocam, param tudo ao redor e fazem você se concentrar de forma tão abrupta e imediata que nada é capaz de romper a atenção total.

Foi assim com "Ticket to Ride", dos Beatles, no fatídico 98 de dezembro de 1980, quando John Lennon foi assassinado. 

E foi assim em algum dia chuvoso do inverno de 1983 quando a "rádia" decidiu tocar na sequência "YYZ" e "Tom Sawyer", do Rush, sabe-se lá qual era o motivo, já que era uma emissora não identificada com o rock,a inda mais o rock maisdo pesado, progressivo e diferente do trio canadense.

Hipnóticas e insanas, contundentes e viajantes, agressivas e estonteantes, as duas ajudaram a moldar o gosto musical de um adolescente e transformaram seus autores em gênios definitivos do rock no mundo inteiro.

E eis que "Moving Pictures", o melhor e mais icônico do Rush, chega aos 40 anos redondo e atual, e ainda contundente. Quantos álbuns são capazes de conservar tais atributos?

Era o auge da fase progressiva da banda e o começo de uma guinada para uma espécie de synth pop sofisticado que ganharia corpo com os próximos três discos - "Signals" (1982), "Grace Under Pressure (1984) e "Power Windows" (1985), onde os sintetizadores assumiriam o protagonismo.

"Moving Pictures" abria novas possibilidades, apontava caminhos e conseguia expandir o universo em meio a porradas pesadas como "Killers", do Iron Maiden, "Back in Black", do AC/DC, "I'm a Rebel", do Accept e a dupla "Heaven and Hell" e "Mob Rules", do Black Sabbath.

"Tom Sawyer" é daquelas canções emblemáticas que simbolizam uma época, como "Every Breath You Take", do Police, "Beat It", de Michael Jackson e "Mama", do Genesis. A canção do Rush virou tema de seriado no Brasil, no caso "MacGyver" (Profissão Perigo por aqui), e sinônimo do trio canadense em muitos outros lugares do mundo.

"YYZ", o rock instrumental magnético que tanto impressionou a banda na sua primeira passagem pleo Brasil, em 2003, é tema constante de discussões sobre a perfeição de se criar música incidental sem vocais com tamanha criatividade, em que o equilíbrio se faz presente entre todos os instrumentos. Como não admirar e se apaixonar?

Naqueles memoráveis anos 80 de descobertas musicais e culturais, mesmo nos estertores da ditadura militar brasileira, a sequência natural era sair obstinadamente atrás de informações e do LP para saborear o restante daquela maravilha canadense.

Apesar da crise econômica crônica e das distâncias inatingíveis do primeiro mundo econômico, o Brasil estava bem conectado com as novidades musicais e cinematográficas e não foi nem um pouco difícil encontrar a beleza de "Moving Pictures" em uma loja Jumbo Eletro da periferia de São Paulo em meados de 1983.

O LP era novinho, de prensagem nova, mesmo tendo sido lançado dois anos antes. Na vitrola instalada na sala de estar, "Tom Sawyer " preencheu tudo e mudou quase tudo. A procura por "YYZ" era o passo seguinte como se houvesse a necessidade de uma constatação de que aquilo era mesmo verdade.

E então vieram as descobertas bacanas de "Limelight", com sua delicadeza e sofisticação de arranjos, a vitalidade e mordacidade de "Witch Hunt", a porrada de "Camera Eye" e o jovial espírito roqueiro de "Res Barchetta".

"Moving Pictures" é daqueles discos que tocam a alma imediatamente e que nos fazem agradecer por momentos mágicos de descobertas como essa, de sentar no chão, com o ouvido colado nos alto-falantes para se surpreender com os fascinantes detalhes que sempre passam despercebido na primeira vez - a cama de teclados, a virada inacreditável no riff de bateria de Neil Peart, a passagem soturna do baixo de Geddy Lee, o solo incansável e destruidor da guitarra de Alex Lifeson...

Ao final de "Vital Signs", a magnífica canção que fecha o disco, a sensação de estupor e cansaço faz o ouvinte imediatamente tentar entender o que se passou. E então "Tom Sawyer" começa a tocar de novo.

O oitavo disco de estúdio do Rush é um daqueles muitos divisores de água que marcam o rock em todo o seu esplendor. "Moving Pictures" estabeleceu novos patamares e novos desafios dentro do rock e transformou definitivamente o Rush em banda estelar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário