domingo, 28 de fevereiro de 2021

Violeiro Ricardo Vignini lança campanha pra lançar CD triplo

Marcelo Moreira

Ricardo Vignini (FOTO: DIVULGAÇÃO)

São 30 anos de carreira comemorados em 2021, mas não da maneira como deveria. A pandemia de covid-19 confinou o mundo em suas casas e limitou bastante as atividades artísticas em todo o mundo. O que resta além de lives para os músicos - ou burlar a lei e disseminar o vírus em shows presenciais?

Para o violonista "violeiro" Ricardo Vignini, não dá para ficar sem trabalhar, tanto que a usina de música do compositor e músico paulistano não parou um segundo: foram três álbuns lançados em 2020, senfo dois durante a pandemia.

Tentando se reinventar como pode sem shows, o instrumentista decidiu lançar os últimos três discos em CD triplo, no formato físico. Para isso, foi criada uma campanha de financiamento coletivo para que sejam confeccionadas apenas 500 cópias deste trabalho.

Os álbuns contidos no pacote são "Reviola", "Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo" e "Cubo", em um total de 32 músicas, além de versão física do livro de partituras de sua autoria e várias outras recompensas. Para participar da campanha de financiamento coletivo clique aqui.

"Reviola" segue a linha tradicional dos trabalhos do músico, onde a viola caipira, aquela de dez cordas, é a protagonista em músicas instrumentais e de raiz na cultura brasileira.

"Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo" é um disco gravado ao vivo no estúdio no formato trio e elétrico, com Vignini usando uma viola de corpo maciço e obtendo um som muito parecido com o de uma guitarra roqueira. Algumas de suas mais importantes músicas foram rearranjadas para esse trabalho.

"Cubo", o mais recente, é o trabalho mais diversificado de sua carreira, passeando pela música instrumental brasileira, pelo blues e por ritmos latinos, com vocais.

Os 30 anos de carreira de Ricardo Vignini compreendem um começo em bandas de rock e pop nos anos 90 até a opção acertada pela viola caipira tocada de um jeito bem diferente e particular.

A carreira solo neste século coincidiu com a entrada na banda Matuto Moderno, de rock rural, da qual ainda faz parte, e a criação do duo Moda de Rock, ao lado do parceiro de Matuto Zé Helder, outro violeiro de extrema qualidade.

No Moda de Rock, os dois lançaram três CDs e um DVD onde transpõem para o universo da viola caipira alguns dos grandes clássicos do rock e do heavy metal, em um meticuloso trabalho de recriação das mesmas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário