segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Iced Earth, banda do radical Jon Schaffer, sofre debandada de integrantes

Marcelo Moreira

Site flagra Jon Schaffer na invasão do Congresso norte-americano


Preso pelo FBI (a polícia federal americana), sem gravadora e abandonado por companheiros de banda e amigos em geral. A vida de Jon Schaffer virou do avesso e, provavelmente, vai piorar ainda mais.

Guitarrista e líder da banda norte-americana de heavy metal Iced Earth, Schaffer é conhecido no meio musical como uma pessoa de hábitos e pensamentos conservadores, embora afável e respeitador da democracia.

Desde a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, em 2016, a moderação desapareceu e o músico encarnou uma espécie de militante fanático e radical, abraçando as mais estapafúrdias mentiras vomitadas pelo então presidente. Schaffer se transformou em negacionista e adepto de teorias da conspiração do tipo "terraplanismo".

Sua transformação ficou completa e chocou a todos quando participou (e dizem que liderou) a turma de fascistas que invadiu o Congresso americano, em 6 de janeiro, na tentativa de golpe contra o presidente eleito Joe Biden - os malucos queriam impedir a confirmação do resultado da eleição.

Fotografado por jornalistas e com o rosto estampado em milhares de sites, Schaffer sumiu após o fracasso da invasão do Congresso e passou a ser perseguido pelo FBI. Foi acusado de seis crimes graves contra a Federação.

Depois de 15 dias, o músico se entregou ao FBI e está preso em uma prisão federal nos arredores da capital, Washington. Seu arroubo fascista e antidemocrático lhe custou, até agora, os contratos com duas gravadoras, com os gerentes de sua carreira e o fim do projeto Demons & Wizards, que mantinha com o então amigo Hansi Kursch, vocalista da banda alemã Blind Guardian.

Kursch demorou mais de um mês para tomar a decisão de não querer ter "nenhuma associação, a partir de agora, com o projeto e com o próprio Schaffer".

De forma vergonhosa, os companheiros de Iced Earth comemoraram os eventos de 6 de janeiro e apoiaram, nas redes sociais, os grupos de radicais, que não passam de terroristas, que tentaram matar a democracia americana. 

Chegaram mesmo a manifestar apoio pessoal a Schaffer no fatídico dia, como fez o vocalista Stu Block. Quando perceberam as consequências nefastas do que ocorreu, sumiram das redes sociais e dos eventos públicos.

Nesta segunda-feira (15), quase 45 dias depois do ataque terrorista, finalmente os integrantes do Iced Earth estão se manifestando e vendo que a "batata está assando" para eles. 

Block, o guitarrista Jacob Dreyer e o baixista Luke Appleton anunciaram nas redes sociais que não fazem mais parte da banda. De forma indireta, afirmam que os eventos no Congresso e a prisão do líder do grupo influenciaram na decisão. Por enquanto, apenas o baterista Brent Smedley permanece na banda, já que ainda não se manifestou.

Em textos dúbios e sem entrar em detalhes, Block e Appleton disseram que deixam o Iced Earth imediatamente e agradece a todos os que os ajudaram em um período bastante interessante de suas vidas.

 "Há momentos e eventos quando você tem que pensar profundamente a respeito e reavaliar a sua vida, trabalho e trajetória para o futuro. Tendo dito isso eu informei Jon e seus empresários que preciso anunciar a minha saída do Iced Earth com efeito imediato. Antes de fazer qualquer decisão pessoal eu precisei das últimas semanas para processar a situação, bem como tive que respeitar outras pessoas envolvidas processando a situação. Eu agradeço muito a todos vocês por respeitarem isso. É a melhor decisão de diversas formas para o meu crescimento pessoal e profissional. É hora de seguir em frente, se curar e prosperar", escreveu Stu Block.

Appleton foi mais sucinto, mas pouco esclarecedor: "Como resposta aos eventos e circunstâncias recentes, eu notifiquei os empresários do Iced Earth e Jon que estarei deixando o posto de baixista do Iced Earth a partir desse exato momento. Eu gostaria de agradecer a todos que me mandaram seu apoio e amor durante esse período difícil. Obrigado!!!

Não dá para dizer que o Iced Earth, mas a carreira d abanda desmoronou, já que há perspectivas bem sombrias a respeito do tempo de cadeia que Schaffer vai encarar. Especialistas em direito nos Estados Unidos afirma ter certeza que a condenação dos quase 200 detidos até agora é certa por vários crimes, entre eles o de terrorismo doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário