Na barraca do merchandising um bando de marmanjos ansiava pela chance de colocar as mãos no tão desejado CD. Era um objeto desejado que não fazia sentido para o garoto de de\ anos que acompanha o pai e o avô a um show de rock, o terceiro de sua vida. Adorou o som do trio Dr. Sin, mas estava mais interessado em camisetas. "Vou ver o som desses caras no Spotify", disse o garoto.
Ali perto, o baterista Ivan Busic ficava espantado pelo interesse dos mais jovens pela banda que completava 30 anos naquele mês. "Esse é o maior desafio das bandas de rock atualmente, em qualquer lugar: manter viva a chama pelo nosso trabalho e atrair garotas e garotos em um mundo pulverizado, com milhares de outras coisa para fazer e onde o rock perdeu espaço", disse o músico em conversa com o Combate Rock.
Já faz tempo que o rock está longe de seus melhores dias, fora de qualquer lista de álbuns mais vendidos ou de música mais tocadas em plataformas digitais.
Mas há uma aparente contradição: Se os jovens ouvem menos rock atualmente, o que explica a explosão de franquias de escolas de música com o nome "rock" nos letreiros, sempre com foco nas crianças e adolescentes.
"A força de uma marca de décadas está provada", diz o músico Fernando Quesada, baixista e ex-integrante das bandas Shaman e Noturnall. Hoje ele é sócio-diretor da School of Rock Brasil, franquia que surgiu a partir do filme "School of Rock", de 2003, estrelado por jack Black, ator e músico norte-americano.
Ele não tem dúvidas de que a palavra rock e tudo que a envolve é poderosa e remete a um mudo de sonhos e infinitas possibilidades, além de credibilidade. "O rock está aí há 70 anos e passando de pai para a filho. Exerce u fascínio muito grande e traz atrelado uma série de informações e exacerbam essa credibilidade. A marca School of reforça essa aura e a molecada chega ao nossos ambientes sabendo que vai aprender muito, e não só música."
Quesada acredita que o valor agregado do gênero musical é capaz de desfazer o aparente paradoxo - jovens ovem menos rock mas procuram cada vez mais escolas de rock. "Meu objetivo sempre foi mostrar que a música é mais que diversão, ela traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, o que a torna essencial para a vida."
A School fo Rock tem 10 mil alunos distribuídos em 50 escolas franqueadas pelo país. "Minha tarefa atual é criar campanhas e estratégias de marketing junto do meu time, e continuar o desenvolvimento da plataforma EAD School of Rock Play para todo o Brasil."
Um dos eventos mais interessantes dentro dessa estratégia é o "Meu Primeiro Show de Rock", que tem a franquia de Quesada como uma de suas maiores incentivadoras.
A ideia é juntar pais e filhos para curtirem shows e apresentações de crianças, que tocarão ao lado de bandas de versões (covers) experientes e de músicos importantes como Supla e Clemente Nascimento (Inocentes e Plebe Rude, em uma festa roqueira na Vibra (antigo Credicard Hall), em São Paulo. A atração internacional é Marky Ramone, baterista ex-integrante dos Ramones.
Outro evento bacana juntado crianças, adolescentes e rock va ocorrer em Curitiba, com patrocínio da A BB Seguros. "Rock Para Crianças" é um musical que conta a história do gênero musical a partir de alguns dos maiores clássicos do estilo. A única apresentação na capital paranaense acontece no dia 2 de setembro, às 16h, no Teatro Fernanda Montenegro.
De autoria, roteiro e direção de Ana Ferguson e Solange Bighetti, "Rock Para Crianças" narra a história do rock and roll por meio de diálogos, coreografias, imagens e muita música, com banda ao vivo. A atração tem produção da Zeus Produções e co-produção de "As Meninas Produções Artísticas".
Os personagens Duda e Kiko apresentam às crianças a evolução do rock ao longo dos tempos, partindo da década de 50 até os dias atuais. Para isso, recorrem à releitura de clássicos de artistas que ajudaram a construir o gênero musical, passando por Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Guns N' Roses, Bon Jovi, entre outros que marcaram época.
"A temporada desse ano está muito especial, pois temos conseguido levar a atração a todo o Brasil. Curitiba é a primeira da região Sul a receber o espetáculo e estamos confiantes de que será uma apresentação memorável", afirma Luciana Esteves, Gerente de Marketing Institucional e Mercadológico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.
"Uma característica interessante do musical é o perfil do público, composto por pessoas de todas as idades, o que faz dele um programa para toda a família", acrescenta. A temporada de 2023 do "Rock Para Crianças" começou em Natal (RN) e já passou por Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
No repertório, estão presentes canções como "Yellow Submarine", dos Beatles; "Hotel California", do Eagles; e "Sweet Child O'Mine", do Guns N' Roses.
"A ideia é que o espetáculo seja um entretenimento para a família, permitindo que os pais roqueiros ou que curtem um bom rock and roll apresentem o gênero para seus filhos, com imagens projetadas em um telão e banda ao vivo. Vai ser muito divertido", comenta uma das roteiristas e diretora-geral Ana Ferguson.
Serviço "Rock para Crianças"Duração: 60 minutos
Gênero: Musical Infantil
Classificação etária: Livre
Acessibilidade: Intérprete em Libras em todas as sessões
Local: Teatro Fernanda Montenegro – Shopping Novo Batel – Al. D. Pedro II, 255 – Curitiba - PR
Data/Horário: 2 de setembro de 2023, às 16 horas
Ingressos: Plataforma de venda: Link https://www.diskingressos.com.br/evento/5198/02-09-2023/pr/curitiba/rock-para-criancas-a-historia-do-rock
Serviço "Meu primeiro show de Rock'
Data: 12 de outubro de 2023
Local: Vibra São Paulo
Hora: 15h – início da primeira apresentação
Classificação: Livre, menores de 15 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais
Ingressos: A partir de R$75
O evento dispõe de pacote família. O valor do ingresso família, válido para 4 pessoas (2 adultos e 2 menores de 16 anos), custa a partir de R$540 no setor pista (valor promocional sem aplicação de meia-entrada)
Canais de venda oficiais:
Uhuu.com – com taxa de serviço
https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/meu-primeiro-show-de-rock-12031
Bilheteria física – sem taxa de serviço
Vibra São Paulo
Segunda a sexta - 12h às 15h
Sábado e Domingo - Fechado (em dias de show, aberto das 14h até a hora do evento)
Formas de pagamento:
- Bilheteria da casa: dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito
- Site da Uhuu.com e outros pontos de venda oficiais: cartão de crédito
Cartões de créditos aceitos: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, American Express e Elo
Cartões de débito aceitos: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, American Express e Elo
Nenhum comentário:
Postar um comentário