segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Asia, o rock progressivo acessível por excelência, completa 40 anos

Muita gente associa a música da banda Asia a comerciais de cigarro, em memória afetiva dos anos 80. É possível ver essas propagandas de televisão no YouTube e um dos sucessos do grupo inglês se sobressai, e é a indefectível "Only Time You Tell".

Se para uns a memória afetiva é prazerosa, para outros sobra decepção, já que o supergrupo, que reunia astros do rock progressivo de Yes, Emerson, Lake and Palmer, King Crimson e Uriah Heep optou por fazer um som pop, mas acessível, revestido de arranjos progressivos e grandiosos. e deu muito certo

"Asia", a estreia em LP, ocorreu há 40 anos e enfureceu fãs de rock progressivo – e os transformou em alvos preferidos da crítica. quem disse que eles se importaram?

A ideia partiu de dois ex-membros do Yes, que tinha acabado em 1981. O guitarrista Steve Howe e o tecladista/produtor Geoff Downes queriam continuar a fazer música progressiva, mas mais acessível.

Downes sentira o gosto do sucesso em 1980 com o estrondoso sucesso descartável “Video Killed the Radio Star” ao lado da banda The Buggles, um projeto composto por músicos e estúdio.

Ele ainda estava no Yes, mas o lado produtor aflorou e o hit único daquela encarnação mostrou um caminho interessante para juntar o útil ao agradável.

A implosão do Yes depois do incompreendido disco “Drama”, de 1980, escancarou a falta de rumo da banda e os interesses totalmente diferentes de seus integrantes.

O baixista Chris Squire e o baterista Alan White se juntaram a Jimmy Page, que tinha encerrado o Led Zeppelin, para criar uma banda de rock progressivo pesado baseado no blues. Foram várias sessões de estúdio em 1981 até que Page se desinteressasse do XYZ, o nome do projeto.

Demoraria mais um ano até que a dupla encontrasse o guitarrista sul-africano Trevor Rabin para começar o Cinema. O Cinema, por sua viraria Yes com as chegadas de do vocalista Jon Anderson e do tecladista Tony Kaye – demitido da banda em 1971 para dar lugar a Rick Wakeman.

Do outro lado da diáspora, Trevor Horn, vocalista em “Drama”, abandonou a carreira para se tornar produtor do próprio Yes e de outras bandas. Steve Howe e Geoff Downes decidiram criar uma superbanda com o objetivo de fazer sucesso.

Asia, a banda, foi completada pelo baterista Carl Palmer (ex-Emerson, lake and Palmer) e John Wetton, baixista e vocalista com passagens por King Crison, Uriah Heep e UK.  

“Asia”, o disco de estreia, completou 40 anos de seu lançamento e logo foi apelidado de “poppy prog”, em alusão ao que se convencionou chamar de “poppy punk”. Era músicas de qualidade, mas acessíveis e com ótimos arranjos, mas sem perder a aura progressiva.

Puxado pelos seus dois principais hits, “Heat of the Moment” e “Only Time You Tell”, o álbum disparou nas paradas de sucesso e se tornou líder de vendas em 1982

As duas músicas e mais “Sole Survivor” tocavam incessantemente nas emissoras de rádio de todo o tipo, foram parar em trilhas de novelas e filmes e, principalmente, em comerciais de televisão, notadamente de cigarros.

O Asia perdeu fôlego ao longo da década de 1980 e teve várias mudanças de formação, mas sempre contando com Downes e Palmer para garantir a perpetuação da banda, que sofria com as idas e vindas de Wetton e Howe. Entre os músicos que passaram pela banda estiveram o guitarrista Pat Thrall e o vocalista, guitarrista e baixista John Payne.

Com a volta de Downes para o Yes em 2011, o Asia praticamente acabou depois de duas turnês bem sucedidas com a formação original entre 2009 e 2010. A morte de John Wetton, em 2017, Howe e Downes sepultaram definitivamente a banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário