segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Nova versão de 'November Rain' antecipa relançamentos do Guns N' Roses

 A megalomania no rock nunca foi tão incensada e admirada quanto no caso de Guns N' Roses. Depois de estourar no mundo inteiro com seu disco de estreia, ficou quatro anos sem lançar nada e aí reaparece com quatro discos de uma só vez e em plena explosão do grunge. E a gravadora aceitou...

A banda americana comemora os 30 anos do lançamento simultâneo de "Use Your Illusion I & II", dois álbuns duplos em vinil lançados em 1992 e considerado o auge do desperdício e megalomania roqueira. 

Ok, Frank Zappa também fazia isso, ás vezes lançava cinco álbuns em um único ano, mas o guitarrista genial era underground do underground e tinha estofo, peito e dinheiro para fazer isso. Nunca uma banda do sucesso estrondoso do Guns N' Roses tinha colocado no mercado, de uma só vez, quatro discos de vinil ao mesmo temo com material inédito.

Para anunciar a megacaixa comemorativa, a banda relançou a canção épica "November Rain" com novos arranjos orquestrais no lugar dos sons de teclados e samplers da versão original.  A faixa foi retrabalhada junto a uma orquestra de 50 integrantes.

Para a nova versão da música e os quatro LPs originais foram convocados profissionais de primeiro escalão: Christopher Lennertz supervisionou os trabalhos enquanto o requisitado Steven Wilson, guitarrista e vocalista do Porcupine Tree, fez a remixagem - e ele também trabalhou com relançamentos de Black Sabbath, Rush, Kiss, King Crimson, Yes e Marillion.

O relançamento de “Use Your Illusion I & II” estará à venda em diferentes versões, com destaque para a super deluxe, caixa com 7 CDs ou 12 LPs + Blu-ray, que terá 97 faixas. Destas, 63 nunca haviam sido lançadas oficialmente antes. Claro que a versão física ainda não tem data para ser lançada no Brasil.

Dois registros ao vivo integram o pacote. "Live in New York", foi gravado no Ritz Theatre dia 16 de maio de 1991. À época, a banda ainda contava com o guitarrista Izzy Stradlin na formação. 

Shannon Hoon (Blind Mellon) participa do show cantando a versão original de “Don’t Cry” e "You Ain’t the First". Além do áudio, a apresentação também estará disponível em vídeo. 

O segundo, 'Live In Las Vegas", foi registrado dia 25 de janeiro de 1992 no Thomas & Mack Center. No período, o grupo já contava com Gilby Clarke na guitarra base. Completam a megacaixa um livro capa dura com 100 páginas, incluindo fotos e documentos raros, além de pôsteres e fotos.

Os dois então álbuns duplos foram o último suspiro do hard rock que dominava as paradas desde 1984. Só os dois álbuns e "Metallica", o disco duplo preto da banda de thrash metal, conseguiram rivalizar om a avalanche de álbuns do grunge, estourados a partir do sucesso de "Nevermind", do Nirvana, de 1991.

Lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991, "Use Your Illusion I & II" marcaram a estreia da formação em sexteto do Guns N’ Roses, com a efetivação do tecladista Dizzy Reed e a entrada do baterista Matt Sorum – embora Steven Adler ainda tenha gravado a música “Civil War”.

O ambicioso projeto se mostrou um sucesso, com os trabalhos ocupando os dois primeiros lugares da parada norte-americana e venderam mais de 35 milhões de cópias em todo o planeta.

os dois álbuns duplos acabaram sendo a perdição do Guns N' Roses, já que apenas três anos depois a banda implodiria, com a debandada de todos os integrantes, que deixaram o déspota e irascível vocalista Axl Rose sozinho com o nome. 

Em 27 anos após o "racha", o grupo só lançou um disco, "Cinese Demoracy", em 2009. mesmo com as voltas de Slash (guitarra) e Duff McKagan (baixo), o Guns ainda patina no preparo e lançamento de material inédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário