segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Hard rock tipo exportação: BJ e seu Spektra preparam o salto internacional definitivo

 BJ era um garoto como tantos outros que ouviam e amavam o Mr. Big, um do nomes maiores do hard rock dos no 90 e que sobreviveu a duras penas, ao rolo compressor do grunge. 

Para o garoto, era o som perfeito e o mais cativante que existia. Quase 30 anos depois, ele divide o palco como vocalista do Mr. Big, o ótimo Eric Martin, que o procura sempre como o "diretor musical" da banda no palco.

Foi assim neste ano, quando o cantor americano fez uma rápida turnê pelo estado de São Paulo ao lado de Jeff Scott Soto e a banda paulistana Spektra. Tocando guitarra, teclados e fazendo os vocais adicionais, BJ era o verdadeiro comandante da festa.

O talentoso multi-instrumentista desfruta de um dos melhores momentos da longa carreira ao participar de vários projetos que incluem duas bandas com o cantor americano Jeff Scott Soto (S.O.T.O. e JSS Band) e a banda Spektra, de hard rock puro, que arregimentou para um projeto vinculado à gravadora italiana Frontiers.

Deu t]ao certo que ganhou carta branca para tocar a banda da forma como achasse melhor. Portanto, dá para dizer que agora é um projeto "seu"?

"Não tenho como conter a empolgação em relação ao Spektra. Tive autonomia para me cercar de músicos da minha confiança e de comandar quase todos os processos. Estamos no processo de confecção e gravação do segundo disco e percebo que o material será ainda melhor", diz o músico em entrevista ao Combate Rock.

Prestigiando os amigos da banda sinistra, que lançavam o seu primeiro disco na zona leste de São Paulo, sente-se um privilegiado ao participar do que ele considera um renascimento artístico após o período mais turbulento da pandemia de covid-19.

É um momento em que a retomada de shows e de movimentos de gravação de novos trabalhos  amplia as perspectivas de novas oportunidades. Da mesma forma que não esconde a empolgação com o Spektra, não contém o otimismo com o futuro próximo.

"Depois dos tempos difíceis que passamos devemos comemorar o momento. Muitas bandas brasileiras boas estão tocando, gravando e lançando. Bandas brasileiras estão indo ao exterior e outras estrangeiras tocam semanalmente aqui. Estou orgulhoso de fazer parte disso", explica BJ.

Em meio aos trabalhos com o Spektra para o segundo disco, o músico brasileiro se prepara para uma temporada de fim de ano na Europa com amigos suíços e mais um projeto musical em que revisita a sua carreira.

BJ irradia otimismo e esperança em tempos de renascimento em todos os sentidos para a cultura brasileira. Trabalhando há mais de 15 anos com o amigo Jeff Scott Soto, é um dos profissionais maia capacitados do rock brasileiro em todos os sentidos. 

Com sua larga experiência, é uma fonte primordial de informação sobre todos os aspectos do mercado, o que torna o seu nome um dos mais requisitados em várias áreas. Bem relacionado, é simplesmente impossível encontrar algum que fale mal dele. Deve existir, com certeza, mas não conseguimos achar nos últimos anos...

Veterano do rock brasileiro e da noite paulistana, tocou na banda Tempestt para depois decolar e se tornar um dos mais preciosos colaboradores de Soto, seja como tecladista ou como guitarrista-violonista, além dos vocais de apoio.

A banda Spektra reúne um time de músicos experientes e excelentes. Com um contrato internacional com a Frontierslançou o CD “Overload”, uma boa coleção de hard rock e rock clássico. A formação da Spektra conta com BJ (vocal), Leo Mancini (guitarras), Edu Cominato (bateria) e Henrique Canale (baixo).

“Tenho contato com a Frontiers Records desde quando comecei a trabalhar com o Jeff Scott Soto. Eles sempre quiseram um trabalho autoral meu e deram total liberdade para a escolha dos músicos que formariam a banda. Só escolhi amigos e músicos competentes demais, que me conhecem perfeitamente”, disse BJ.
 
“Overload”, a canção, reúne todas as qualidades que fizeram o hard rock explodir a partir dos anos 80. Com influências diretas de Talisman, Jeff Scott Soto (que faz os vocais de apoio) e Gotthard, é um tremendo rock de arena, grandioso e com ótimo refrão, assim como as guitarras de Mancini.

“Just Because” vai pelo mesmo caminho, mas abusa um pouco mais do tom épico, à la Europe, em que as vozes dobradas e cheias conferem um aspecto mais clássico à canção. De novo os vocais de BJ são magistrais, mostrando versatilidade e muita variação.

Com o devido padrão de qualidade das produções da Frontiers, o disco oferece um hard rock de linha europeia, mas com um groove bem característico do rock nacional tipo exportação.

O produtor é o italiano Alessandro Del Vecchio, também responsável pela maioria dos teclados, só que é perceptível o dedo de BJ em algumas passagens, como na agressiva “Running Out of Time”, que é rápida, concisa e reta, mas com linhas de guitarra contagiantes.

Há outras canções bem interessantes, como “Forsaken” e “Back into Light”, que trazem um hard mais trabalhado, com as guitarras comandando e oferecendo um tipo de música datado, ams extremamente coerente com o trabalho em questão.

O Spektra é uma das novidades mais bacanas de 2021 e ultrapassou a alcunha de banda promissora. Já é uma grande realidade para o rock nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário