terça-feira, 29 de novembro de 2022

Revigorado, Hypocrisy traz a sua usina sonora para o Brasil

Por algum tempo os nomes Hypocrisy e Peter Tägtgren foram sinônimos de heavy metal na Europa em uma vertente mais extrema. Era obrigatório citar as duas "instituições" escandinavas em qualquer análise contextual do cenário europeu no final dos anos 90 e começo deste século.

O mundo mudou bastante e chegamos a 2022 com guerra e uma pandemia mortal que resiste por mais de dois anos, mas a relevância do Hypocrisy ainda é total. 

"Worship", o novo disco de inéditas, o 13º de uma carreira de 30 anos, reforça a importância estética e musical de uma banda que se recusa a mergulhar na hipocrisia, como como costuma ironizar o seu líder.

Produtor e multi-instrumentista, o sueco Peter Tägtgren fica mais à vontade tocando guitarra, principalmente quando acha os timbres estranhos e reveladores no estúdio para empurrar a sua banda para o abismo.

São muitos e muitos os músicos que tentam decifrar as técnicas do sueco para ao menos resvalar na possibilidade de emular a usina sonora que é o Hypocrisy. O volume de som é intenso dentro de um espectro de criatividade que espanta.

a banda se junta ao Samael para encarar uma turnê latino-americana em dezembro com show único no Brasil - na Audio, em São Paulo, no dia 11 de dezembro. É a volta á cidade depois de dez anos.

"A música é primordial e fundamental, como a pandemia mostrou a todos nós. Estar de volta aos palcos é algo revigorante", disse Tägtgren em entrevista coletiva a jornalistas brasileiros.

Cauteloso e prudente mas, acima de tudo, consciente, o músico sueco tem a noção de que o mundo mudou, mas que o perigo anda ronda a nossa saúde. "Claro que ainda é uma incógnita a respeito dessas novas variantes da covid-19, e por isso é fundamental ter cuidado. Estou vacinado e tomo muito cuidado n o dia a dia e na estrada, evitando aglomerações e muito contato com as pessoas em vários lugares."

"Worship" é trabalho importante dentro da discografia da banda porque houve um equilíbrio entre uma sonoridade mais antiga com timbres mais modernos, especialmente nos riffs que formam as bases de guitarra. Tudo é denso, pesado e quase claustrofóbico, como a faixa-título sugere logo na abertura do álbum.

"Chemical Whore", outra canção emblemática, é um delicioso retorno ao passado, com ambientações tenebrosas e arranjos que demonstram que o Hypocrisy est conectado com o passado e com o futuro. E é fantástico que os riffs trovejantes ganhem mais protagonismo em "Worship".

"O processo de composição não teve muitas mudanças, é quase que o mesmo. Os riffs acabam saindo quase que de forma natural", diz Tägtgren, um emérito construtor de estruturas poderosas e linhas de guitarras memoráveis - como em "Greedy Bastards", em que há sobreposição de sonoridades que surpreendem até os fãs mais aguerridos.

"Dead World" é outro destaque pelo peso e pela pancadaria, mas também pela coautoria com do guitarrista e vocalista com filho Sebastian. "Fizemos a canção antes da pandemia, ele veio com o principal, me mostrou e coloquei a letra. O resultado me agradou bastante."

São 30 anos de história com 12 álbuns e o reconhecimento de que o Hypocrisy tem responsabilidade direta pela sonoridade que o metal extremo europeu adquiriu nests três décadas.

Sua discografia desde a estreia com "Penetralia" até o recente "Worship", passando por álbuns como "The Fourth Dimension", "Abducted" e "Virus", é uma jornada do metal que expande horizontes e explora novos "planetas", digamos assim.

Hoje, além de Peter, a banda é formada por Mikael Hedlund (baixo), que se juntou ao Hypocrisy em 1991. O guitarrista Thomas Elofsson é membro desde 2013. Em 2022, a banda foi acompanhada pelo baterista Henrik Axelsson, que possivelmente estará na turnê sul-americana.
 

SERVIÇO 


Data: 11 de dezembro 2022 (domingo)

Show principal: Samael, Hypocrisy 

Local: Audio 

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca – SP

Abertura da casa: 17h

Classificação: 18 anos (menores acompanhados dos pais ou responsável)

Acesso para deficientes: sim

Área PNE: sim

Local para alimentação: sim

Wifi: sim

Onde comprar: https://www.ticket360.com.br/evento/25951/ingressos-para-samael-e-hipocrisy-worship-tour-2022

 

Funcionamento bilheteria Audio: Segunda a sábado das 13h às 20h (exceto feriados) – sem taxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário