quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Pesquisa mostra a consolidação da recuperação do segmento de shows musicais

O Brasil resistiu a quatro anos de governo destruidor de instituições e da vida organizada e também á pandemia de covid-19, que matou 688 mil brasileiros - também por desleixo e decisões criminosamente deliberadas de negar a doença por parte de governos negacionistas.

Mesmo sem o prometido auxílio financeiro das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, aprovadas pelo Congresso mas vetadas e sabotadas pelo nefasto Jair Bolsonaro (PL), o setor de entretenimento conseguiu sair da tormenta e ensaiar uma recuperação. Foi o primeiro setor a sofrer os graves impactos e o último a iniciar uma recuperação.

Pesquisas de mercado começam a constatar a melhora da situação e as boas perspectivas para 2023, embora não seja possível cravar que a crise foi definitivamente superada.

A rota das turnês de artistas internacionais se consolidou novamente na América Latina, o que ajudou na recuperação ao lado dos shows nacionais.

Os gastos com a compra de ingressos para apresentações e festivais cresceram 939% no 3º trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior -- com um aumento de 552% na quantidade de transações.

Os dados são da Análise do Comportamento de Consumo, estudo que traz um panorama dos gastos dos brasileiros no 3º trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2021 -- uma análise feita com base nas compras com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.

O crescimento do setor também tem reflexos no consumo nos locais onde os shows são realizados. O Rock in Rio 2022, que ocorreu em setembro no Rio de Janeiro, movimentou não apenas o mercado da música, mas o consumo como um todo na cidade.

 Durante os dias em que o festival foi realizado, a quantidade de transações feitas na capital fluminense cresceu 32%, na comparação com os dias do Rock in Rio 2019 (última edição realizada antes da pandemia).

O otimismo é grande por conta dos eventos grandes marcados para o ano que vem, como os festivais Summer Breeze, The Town, Lollapalooza e Monsters of Rock, entre outros, sem falar nas turnês internacionais individuais de grandes bandas de rock previstas, como a banda americana Kiss e a inglesa Iron Maiden.

Com a efetivação das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu o veto presidencial aos dois projetos, espera-se um incremento grande no setor em 2023 para que ao menos parte das perdas com a pandemia seja resolvida. será um problema para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já sinalizou que pretende efetivar as determinações das duas leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário