Não poderia sair de outro lugar mais uma promessa do rock europeu: The Gems é um trio sueco de hard rock que está chamando a atenção por conta de seu som moderno e acessível, ainda ue pesado e robusto.
A banda surgiu no começo do ano de 2023 depois de nova implosão ocorrida no quarteto Thundermother, uma das melhores bandas suecas até então, mas que sofre com o "efeito Nervosa", ou seja, uma instabilidade acima do normal para uma banda de rock - antes da implosão, a formação não durara nem dois anos.
A guitarrista Filippa Nassil é a líder da banda Thundermother e, aparentemente, seu jeitão de liderar à la Steve Harris (baixista e chefão do Iron Maiden) têm provocado ruidos com as demais integrantes, seja qual for a formação.
Desta vez a rusga foi com a ótima vocalista Guernica Mancini, que saiu em meados de janeiro. Dias depois, a guitarrista/baixista Mona Lindgren e a baterista Emlee Johansson abandonaram a banda em solidariedade. Em fevereiro, as três dissidentes começaram os ensaios juntas e anunciaram a formação de The Gems, ainda sem baixista fixa.
O "efeito Nervosa" é uma alusão ao que ocorreu com a banda de thrash metal brasileira em 2020. no auge d carreira do então trio, a baixista e vocalista Fernanda Lira e a baterista Luana Dametto saíram para fundar outra banda de sucesso, a Crypta, um quarteto de death metal
Prika Amaral, a guitarrista e fundadora da Nervosa, ficou só, mas remontou rapidamente a Nervosa, que virou um quarteto multinacional para a gravação do álbum "Perpetual Chaos".
A formação não durou um ano e Prika teve de substituir todas as integrantes pelos mais variados motivos neste ano para gravar e lançar o novo disco, "Jailbreak", sendo que ela resolveu assumir os vocais.
The Gems lançou até agora dois poderosos singles lançados nos meses seguintes - "Like a Phoenix" e "Send me to the Wolves", com uma sonoridade que remete, com certa obviedade, ao Thundermother, mas não tão hard e nem tão pesada.
Mancini é uma cantora de voz potente, com a versatilidade de mascarar a sua voz rouca com uma técnica bastante específica. É o grande destaque da banda.
A banda confirmou o lançamento do álbum “Phoenix” para o dia 24 de janeiro de 2024, via Napalm Records.
No comunicado que acompanhou o lançamento do segundo single, Guernica Mancini, falando em nome da banda, afirmou que o primeiro álbum será resultado direto das "dificuldades que surgiram ao longo dos últimos tempos, em alusão ao rompimento com a Thundermother.
“O álbum 'Phoenix' marca o início, a ascensão da The Gems. Este álbum leva você a uma jornada por um de nossos momentos mais difíceis", escreveu a vocalista. "por meio desse processo criativo, fomos capazes de realmente cavar fundo e nos livrar de muita bagagem emocional, encontrar a verdadeira felicidade na música novamente. A nova liberdade que a banda nos deu brilha neste álbum."
Ela continua, com mais alfinetadas em direção à ex-banda: "Não poderíamos estar mais orgulhosas do que conquistamos e da verdadeira irmandade e comunidade do rock n roll que construímos através nesses poucos meses de nossa existência. É o álbum perfeito para quem está passando por um momento difícil, tendo o tapete puxado e de alguma forma encontrando forças para se reconstruir."
Filippa Nassil não perdeu tempo e, como Prika Amaral, arregaçou as mangas e reconstruiu a Thundermother mais uma vez. A velocidade surpreendeu, tanto que em março de 2023 a nova formação já estava cumprindo várias datas por toda a Europa.
Sem previsão de soltar material novo, a Thundermother, que têm cinco álbuns o currículo, agora tem Nassil nas guitarras, a vocalista Linnéa Vikström (habitual colaboradora de Therion e At The Movies), a baixista Majsan Lindberg (ela retorna, pois tinha saído em 2021 e sido substituída por Lindberg) e a baterista Joan Massing (Honey Creek).
Veja a performance abaixo da Thundermother no Wacken Open Air de 2022 com a penúltima formação, antes do rompimento. em seguida, os dois singles da banda The Gems:
https://www.youtube.com/watch?v=iA_jnuyO8go
https://www.youtube.com/watch?v=HdoM3cXEYk8&pp=ygUIdGhlIGdlbXM%3D
https://www.youtube.com/watch?v=lG5yz8yA0pc&pp=ygUIdGhlIGdlbXM%3D
Nenhum comentário:
Postar um comentário