segunda-feira, 16 de outubro de 2023

‘Who’s Next’, obra maior do Who, ganha caixa com 10 CDs

Era para ter saído no cinquentenário de lançamento de sua obra mais conceituada, mas uma série de intempéries impediu que a megacaixa comemorativa de “Who’s Next”, de The Who, ganhasse as lojas em 2021. A espera chegará ao nesta sexta-feira, 15 de setembro.

Ironicamente, aquele que é considerado o seu melhor trabalho é uma “compilação” de músicas de um abortado projeto megalomaníaco de seu líder, o guitarrista Pete Townshend – ele, um dia, ousou dizer que “Who’ Next” era composto por “restos” de “Lifehouse”, a ópera-rock que se seguiria a “Tommy”, lançada em 1969.

A caixa “Who’s Next” terá farto material do projeto “Lifehouse”. Serão 10 CDs e 1 Blu-ray contendo 155 faixas. 89 delas nunca haviam sido lançadas de forma oficial até então.

A pergunta que ainda não foi respondida: o que terá de novidade em relação à caixa “Lifehouse Chronicles”, lançada por Pete Townshend em 2000?

Nesta, são seis CDs que contém material de estúdio que serviu de base (as demos) para o projeto e que depois virou “Who’s Next”. Tem ainda uma apresentação ao vivo solo do guitarrista e a íntegra de um programa de rádio com a participação de Townshend explicando o projeto abortado.

Dois dos discos presentes na caixa são intitulados “Pete Townshend’s Life House Demos 1970-1971”, Outros CDs trazem gravações das sessões do Record Plant, de Nova York, em 1971 (incluindo uma maravilhosa versão de “Baby, Don’t You Do It” com a participação do guitarrista Leslie West, do Mountain).

Há músicas do álbum “Who’s Next” com mixagens alternativas e registros ao vivo completos do show realizado no Young Vic Theatre, de Londres, em 26 de abril de 1971 – filmado, seria o ápice de “Lifehouse”, uma fábula distópica que teria o Who como o grupo de heróis que ajudam a derrubar uma ditadura futurista. Esse show já tinha sido incluído na segunda versão deluxe do álbum, lançada em CD duplo no começo dos anos 2000.

As remixagens foram feitas por Steven Wilson, guitarrista e vocalista do Porcupine Tree. Este inglês fez o mesmo trabalho em obras de bandas como Genesis, Gentle Giant, Black Sabbath, Yes, Jethro Tull e Roxy Music.

Dois livros acompanharão os 10 CDs. O primeiro trará uma introdução de Townshend e ensaios dos escritores Andy Neil e Matt Kent, fãs e especialistas na história da banda em mais de 100 páginas.

O segundo é “Life House – The Graphic Novel”, de 170 páginas, contando a história em quadrinhos. Outros extras físicos incluem duas réplicas de pôsteres de shows, duas réplicas de programas de turnê, um conjunto de bottons e uma foto colorida com réplicas de autógrafos.

A descrição do material é a seguinte:

– CD 1: Who’s Next (remasterizado)

– CD 2: Demos de Life House de Pete Townshend 1970 – 1971 – Parte 1

– CD 3: Demos Life House de Pete Townshend 1970 – 1971 – Parte 2

– CD 4: Record Plant, New York Sessions, março de 1971

– CD 5: OIympic Sound Studios, London Sessions 1970 – 1972

– CD 6: Singles & Sessions 1970 – 1972

– CD 7: Live at the Young Vic, Londres 1971 – Parte 1

– CD 8: Live at the Young Vic, Londres 1971 – Parte 2

– CD 9: Live at the Civic Auditorium, San Francisco 1971 – Parte 1

– CD 10: Live at the Civic Auditorium, San Francisco 1971 – Parte 2

– Blu-ray: Who’s Next e 14 faixas bônus: Steven Wilson Mixes Atmos / 5.1 Mix / Stereo

Nenhum comentário:

Postar um comentário