quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Surgimento de 'última música dos Beatles' não é uma boa notícia

Eles prometem que será a última música, mas nem assim dá para considerar uma boa notícia. Lá nos anos 90, a noticia da existência de duas músicas "inéditas" dos Beatles parou o mundo por semanas, dentro do projeto "Anthology", que reunia três DVDs duplos com a história da banda e três CDs duplos repletos de raridades e material nunca lançado - e com as tais inéditas.


Na verdade, era quase uma picaretagem, já que as tais músicas eram demos be cruas de duas canções de John Lennon ao violão, qu foram finalizadas em 1994 por Paul McCartney e George Harrison.


"Free as a Bird e "Real Love" foram encontradas meio por acaso por Yoko Ono a mulher de Lennon, em uma fita cassete, e foi dela a ideia de que as músicas fossem finalizadas, com o acréscimo de letras e melodias.


O beatle morto em 1980, se visse e ouvisse o resultado, não teria gostado, pois as duas soam artificiais, sem orça, além de serem bem fraquinhas, o que frustrou boa arte dos fãs da banda e de quem gosta de música.


"Now and Then", a "nova" canção inédita, segue o mesmo padrão: uma demo rascunhada de Lennon, da mesma época das duas anteriores, com o acréscimo de um violão desleixado de Harrison - que morreu em 2001 - e que foi finalizada por Paul McCartney, com a participação de Ringo Starr. É melhor não esperarmos quase nada.


Remexer os arquivos de artistas veteranos e bandas encerradas há décadas é sempre uma armadilha. os fanáticos adoram, assim como os colecionadores, mas, m termos de relevância artística, quase sempre há decepção. O mercado gosta, pois movimenta a cena e gera ansiedade e expectativa - e algum lucro.


Nunca é demais ouvir material raro, especialmente ao vivo, de várias fases de uma banda importante. Foi assim recentemente com Led Zeppelin, The Who, Metallica, Motorhead, Van Halen e muito outros. É legal, mas não acrescenta muito à história.


Esse esquema dos Beatles sobreviventes de pegar rascunho bem tosco de um colega morto e tentar criar algo próximo de um "Frankenstein" (monstro criado a partir de várias partes de corpos humanos no romance da escritora Mary Shelley) nunca deu resultados satisfatórios em termos artísticos. na de bom surgiu nestas iniciativas, e as duas canções dos Beatles do projeto "Anthology" são a prova disso.


Teremos a mesma coisa om "Now and Then"?Provavelmente. A música será lançada no dia 2 de novembro (quinta-feira). O videoclipe de "Now And Then" será lançado na sexta-feira, 3 de novembro.


Um documentário de 12 minutos chamado "Now And Then - The Last Beatles Song", escrito e dirigido por Oliver Murray, será lançado em 1º de novembro. A produção conta a história por trás da última música dos Beatles, com filmagens e comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.


https://youtu.be/KgFTpwB_uII

Nenhum comentário:

Postar um comentário