quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Dream Theater tenta engatar nova fase com a volta de Mike Portnoy

 Os sinais já eram evidentes há pelo menos dois anos. O baterista Mike Portnoy se reaproximou o guitarrista John Petrucci, amigo de adolescência, e os dois voltaram a tocar juntos no último disco solo do segundo.

Em seguida, o baterista reativou  amizade com o tecladista Jordan Rudess, e assim o projeto Liquid Tension Experiment, dos dois com Petrucci, ressurgiu. Era a preparação para a volta de Portnoy ao Dream Theater.

Assim como ocorreu com Iron Maiden, Ban Halen, Judas Priest e Black Sabbath, as saídas de integrantes muito importantes é apenas temporária, por mais que tenham durado bastante. 

Mike Portnoy ficou 13 anos longe da banda qu fundou em 1985, mas voltou ao Dream Theater, segundo anúncio oficial da banda nas redes sociais nesta quarta-feira (25).

A reaproximação com Petrucci e Rudess mereceu a atenção especial dos fãs, embora todos negasse qualquer possibilidade, já que Portnoy tinha compromissos com seus vários projetos e o Dream Theater também.

O que parece ter aberto as portas para o retorno foi o primeiro show da banda a que Portnoy assistiu da plateia em sua vida, no começo de 2022, m Nova York. 

Ao final da apresentação, foi convidado a ir ao camarim e ali selou a reconciliação com o vocalista James LaBrie, que sempre foi o mais reticente a qualquer contato com o então ex-baterista da banda.

Removido o último entrave - Portnoy sempre manteve uma amizade distante no período fora da banda com o baixista John Myung, não foram poucos os que cravaram que a volta à banda era questão de tempo. Afinal, Portnoy sempre fez questão de dizer que ele tinha fundado a banda ao lado de Petrucci e Myung na Berklee, escola de úsica de Boston, em 1985.

O comunicado nas redes sociais informa que o antigo baterista já está envolvido no processo de composição e gravação do próximo álbum de estúdio do Dream Theater. Quanto a Mike Mangini, o agora ex-baterista, apenas os agradecimentos e votos de "boa sorte". Nos bastidores, dizem que a demissão acabou ocorrendo de forma amigável.

Mangini foi "escolhido" supostamente após um "reality show" com sete bateristas e performances em estúdio transmitidas ao vivo ela internet - o brasileiro Aquiles Priester (ex-Angra, Hangar e atual Edu Falaschi) foi um deles.

Assim como o "concurso" mundial para escolher o substituto de Bruce Dickinson no Iron Maiden, em 1994, foi um golpe de marketing - Blaze Bayley tinha sido o indicado bem antes -, a escolha do Dream Theater també beirou a uma farsa, já que Mike Mangini, o escolhido, era muito amigo de James LaBrie, tendo tocado em seus discos solo.

Foi uma boa escolha, pois é excelente baterista e tem o DNA do metal progressivo. Era o fim de um drama que começou em 2009, quando ficava claro que Portnoy estava com dificuldades para cumprir todos os compromissos que assumia.

Havia outros problemas internos sérios, mas a gora d'água foi quando o baterista sugeriu que a banda parasse por mais de um ano entre 2010 e 2011 para que todos pudessem "fazer seus trabalhos paralelos". 

Segundo os bastidores da época, o baterista tinha agendado trabalhos com Transatlanic e Flying Colours na certeza de que teria o tempo livre necessário e que a banda pararia por um tempo. Ele não contava com a resistência dos companheiros e a crise resultou em sua saída e o rompimento das amizades, exceto com Myung.

Correm as especulações de que a volta seria uma espécie de preparação da banda para as celebrações dos 40 anos de criação do Dream Theater e, eventualmente, ua turnê e álbum de despedida.

Outra corrente argumenta que a volta faz parte de uma estratégia para que dar novo fôlego à banda, que estaria perdendo público nos shows e vendendo menos álbuns mesmo com trabalhos muito bons, como os últimos dois de estúdio.

O retorno de Portnoy é uma notícia importante, mas não necessariamente muda muda coisa na trajetória do Dream Theater. Mais versátil e bom compositor, Mike Portnoy acrescentará um pouco mais de possibilidades ao intrincado e progressivo som da banda, mas não haverá alterações significativas ao som do Dream Theater.


Nenhum comentário:

Postar um comentário