quinta-feira, 29 de outubro de 2020

A história de Jimmy Page com o Brasil vai virar livro

Marcelo Moreira



Uma das passagens mais fascinantes da história do rock no Brasil passa pelo interior do Bahia em meados dos anos 90. No meio do nada, entre cenários paradisíacos na região da Chapada Diamantina, um astro do rock de primeira grandeza viveu alguns meses quase incógnito, comendo boa comida, bebendo vinho e cachaça e, de vez em quando, tocando violão em botecos.

Foi atração quase à primeira vista. Jimmy Page, ex-guitarrista dos Rolling Stones, de forma discreta, decidiu passar um tempo entre Rio de Janeiro e Salvador a partir de 1993, quando terminou o seu projeto com o cantor David Coverdale e um pouco antes da retomada da parceia com seu parceiro de Led Zeppelin Robert Plant.

Por influência então de uma namorada argentina, foi à Chapada Diamantina e se apaixonou pelo lugar, comprando inclusive uma casa em uma cidadezinha. ]

Essa história foi brilhantemente contada pelo jornal Folha de S. Paulo em 1996, em reportagem do ótimo e saudoso repórter Ari Cipola, então correspondente da Agência Folha em Maceió (AL). Tive a honra de coordenar e editar o texto à época.

Essa e outras boas histórias vão virar livro. "Jimmy Page no Brasil" é uma pesquisa exaustiva feita por Leandro Souto Maior, que entrevistou muita gente para traçar um grande panorama das passagens e ligações do guitarrista no Brasil.

O livro será editado pela Garoto FM Books e teve a importante colaboração dos jornalistas Christina Fuscaldo e Bento Araujo. Souto Maior lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a empreitada no site Catarse.

Além de garantir o exemplar por um preço menor do que o que irá para as livrarias, o autor promete outras recompensas, como camiseta, outros livros, discos e palestras, além de ter o nome citado no livro. A campanha pode ser acessada no endereço www.catarse.me/jimmypagenobrasil




  



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário