terça-feira, 20 de outubro de 2020

Obituário da semana: as mortes de Gordon Haskell, Tony Lewis e Johnny Nash

Gordon Haskell (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

- A missão dele não era nem um pouco agravável no sentido de facilidade: substituir um vocalista reconhecido e que tinha imprimido a sua marca na banda que era nova,. mas muito bem cotada. E lá foi o baixista Gordon Haskell substituir Greg Lake no King Crimson em 1970. Bom cantor e baixista preciso, era amigo de infância do líder Robert Fripp, o mágico guiitarrista com jeito de diretor de banco. Com mão de ferro, dirigia a banda de forma enérgica, como se fosse uma instituição, o que desagradou a muita gente. Haskell durou apenas dois discos, "In the Wake of Poseidon" e "Islands", mas foi um nome reverenciado pelos fãs por fazer parte da banda quando ela era de "raiz", antes de ser dominada totalmente pelos experimentalismos. Haskell morreu nesta semana, na Inglaterra, aos 74 anos de idade. A causa da morte não foi revelada.

- Tony Lewis, o vocalista da banda The Outfield, morreu ontem (19), aos 62 anos de causa ainda desconhecida. Segundo um assessor do músico, Lewis morreu de maneira súbita e inexplicada nos arredores de Londres. Apesar de inglesa, a banda alcançou o maios sucesso nos Estados Unidos com um pop sofisticado e bem, arranjado. O maior hit foi "Your Love", que foi lançada em single em 1986 e que fazia parte do primeiro álbum, "Play Deep". O clipe no YouTube tem mais de 300 milhões de acessos.

- Nome importante da música norte-americana ligado ao reggae, Johnny Nash morreu no começo de outubro, aos 80 anos. A causa da morte não foi revelada até o momento. Ficou conhecido como o compositor e primeiro intérprete da canção “I Can See Clearly Now”, lançada em 1972. Passou v e o lançou em 1972, tornando-se amplamente conhecido com o som.árias temporadas na Jamaica e ajudoiu a popularizar os ritmos jamaicanos no mercado internacional, principalmente o reggae e o ska.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário