domingo, 25 de outubro de 2020

Notas roqueiras: Hiënaz, Shiron the Iron, Do Culto ao Coma...

Hiënaz (FOTO: DIVULGAÇÃO)

- O conceito western - ou faroeste macarrônico - embala com autenticidade e dinâmica as duas músicas de Spaghetti Stoner, EP que o quarteto paulistano Hiënaz lança dia 29 de outubro no streaming, via Abraxas Records. De elementos nas músicas à arte gráfica, o clima faroeste é o diferencial que o Hiënaz apresenta nesta nova etapa. O guitarrista Pedro Kerr é quem trouxe a ideia, um fã confesso dos western de Sergio Leone e Corbucci. Um filme essencial para o conceito de Spaghetti Stoner é o clássico do bangue-bangue italiano, "Três Homens em Conflito", de 1968, com trilha sonoro do lendário e saudoso Ennio Morricone. "A cena da perseguição com The Ecstasy of Gold era um dos melhores momentos da história do cinema e da música ao mesmo tempo - e não mudei de ideia a respeito. Fazia até sentido quando li depois que o Sergio Leone falava ao Morricone compor a trilha sonora antes mesmo dele começar a gravar os filmes, e pegar as expressões de cada um pela música". A citada trilha traz composição dramática, num esquema que lembra a estrutura de ópera italiana do Morricone, junto a uma energia atípica, com guitarra, coros e outros instrumentos. "Era uma trilha bem rock 'n' roll, tem tudo a ver com a cena nos anos 60 e a contracultura, uma mudança de algo meio Elvis/John Wayne pra algo mais Hendrix/Clint Eastwood". Este será o primeiro registro do Hiënaz com formação pós-Ulular (novembro de 2019): Pedro Kerr (guitarra) e Thomas Omarsson (bateria) agora ganham o reforço de Julio Cezar (vocal e segunda guitarra, que também toca na Komodo Queens) e Felipe Dhelomme (baixo).

- O novo single do power trio mineiro de blues punk Shiron The Iron, "Vacation Forever", lançado via Abraxas Records, referencia o modo de vida padrão que muitos esperam que a gente siga: trabalhar por dias, horas e anos para só "ter férias" após aposentadoria. Ouça aqui: https://bit.ly/2HmnNK8. Segundo o vocalista e compositor Shairon Lacerda, essa inquietação pelo tema surge pelo modelo de vida que nos é proposto ser, segundo ele, um modo de vida fatigante. A canção propõe o inverso: um estilo de vida prazeroso, uma vida em clima de festa e férias, defendendo a ideia de que devemos viver nossa vida com prazer.

Do Culto Ao Coma, formado por Thiago Holzmann (vocal e teclado), Guilherme Costa (baixo e teclado), Leandro TG Mendes (guitarra) e Leonardo Nascimento (bateria e teclado), apresenta "A Euforia Entre Nós", o primeiro single do novo álbum, sucessor do conceitual "Destinorama" (2015). 
"Este single, que estreou com exclusividade no programa Autoral Brasil, da Kiss FM, marca nossa evolução para uma linha sonora mais moderna, unindo elementos de orquestra e música clássica com riffs pesados de guitarra e baixo. Ela demonstra muita coloração ao trazer um clima mais introspectivo da melodia vocal que, ao longo da música, evolui para uma intensa e catártica explosão sonora", detalhou o guitarrista Leandro TG Mendes. "Para nós, ela é emblemática, com personalidade forte, marcante, técnica, mas de fácil acesso ao ouvinte", completou o vocalista e tecladista Thiago Holzmann. Confira o single "A Euforia Entre Nós" em https://youtu.be/N3WPy4jDm2w

Nenhum comentário:

Postar um comentário