quinta-feira, 20 de julho de 2023

Barbie do inferno cantando metal extremo

 E se a Barbie gostasse de metal extremo? Como ela seria, como se vestiria e o que ouviria? Partindo dessa premissa, coma  chegada iminente do filme que "humaniza" a boneca de brinquedo mais famosa da história, duas musicistas brasileiras da pesada levaram a sério a brincadeira de imaginar tal situação.

 A cantora Mayara Puertas, da banda de death/thrash metal paulistana Torture Squad, e a guitarrista Paula Carregosa gravaram e lançaram "Barbie Girl Death Metal", uma versão quase podre da canção pop "Barbie Girl". 

A música está disponível em todas as plataformas digitais, além de um videoclipe cheio de animação, feminilidade e muito rosa. A canção é uma sátira muito bem pensada do clássico "Barbie Girl", lançado em 1997 pela banda Aqua. 

A versão apresenta o mundo cor de rosa mesclado ao mundo heavy metal com letras criadas por Mayara Puertas, que já se incomodou quando, muitas vezes, as garotas são chamadas de "barbies do metal" - Simone Simons até mencionou isso em entrevistas.

Puertas, que tem um apelido de "Undead", usou esse gancho na letra para dizer que independente da aparência, as garotas gostam de metal e isso faz parte do dia a dia de cada uma. 

"Também usei uma brincadeira na letra 'Enquanto você reclama de mim, eu toco mais rápido que o Herman Lee', o guitarrista do Dragonforce, que toca super rápido, e uma das marcas registradas da Paula são os arpejos velozes... Ela é a minha 'Herman Lee' e eu admiro muito a maneira que ela enfrenta os comentários machistas na Internet e se dedica cada vez mais a evoluir em seu instrumento. Essa é a mensagem que queremos passar, sua aparência não importa, use rosa e ouça metal extremo, tá tudo certo", conta Mayara no material de divulgação.

Sobre a amizade e parceria com a guitarrista Paula Carregosa, Mayara comenta: "A Paula e eu somos amigas há muitos anos. Em 2011 tivemos uma banda de technical death metal. Quando nos reencontramos, em 2022, decidimos retomar nossos trabalhos juntas. A ideia era começar fazendo versões e covers de músicas, quando a Paula trouxe a ideia de fazer uma versão da Barbie eu achei demais, pois teríamos a oportunidade de recriar arranjos e letras para que se identificassem com o que gostamos". 

Liderando o vocal da banda Torture Squad há quase uma década, Mayara Puertas é um show à parte. A presença de palco e a técnica vocal mostram que sua presença na banda não apenas garantiu a continuidade de um trabalho de alto nível, sendo indicada como terceira Melhor Vocalista Brutal de 2022 (Femm Metal Awards) e entre as 10 melhores cantoras brasileiras de metal de todos os tempos (RockBizz). 

Com sua banda Torture Squad, Mayara já se apresentou no Rock in Rio, fez turnês pela Europa e América Latina, acumulando mais de 400 mil plays no Spotify no último ano, com ouvintes de 114 países. Em 2023 realizou uma série de palestras no circuito SESC, Summer Breeze Festival e Trends Brasil Conference, trazendo em suas agendas a voz como uma ferramenta de ativismo e empoderamento.

https://www.youtube.com/watch?v=4Xc8-cTMFwA

Nenhum comentário:

Postar um comentário