quarta-feira, 12 de julho de 2023

Minifestival na avenida Paulista homenageia Ultraje a Rigor e evento histórico

Não é uma data redonda e nem um evento tão importante assim para ser lembrado - no máximo, é curioso, pela situação em si e por ter causado o maior congestionamento da cidade de São Paulo para o horário do meio-dia. 

Foi um dia ensolarado de final verão, quase outono, em 1987. O dia 19 de março marcava o lançamento do segundo álbum da banda Ultraje a Rigor e a banda decidiu imitar os Beatles naquele dia ao fazer um show surpresa na marquise do Top Cine (hoje Top center), galeria comercial na esquina da avenida Paulista com a alameda Joaquim Eugênio de Lima, bem ao lado do prédio da TV Gazeta.

Os Beatles fizeram a mesma coisa em 30 de janeiro de 1969, só que foi no terraço da sede da gravadora Apple, que era deles, em Londres, e foi mais um ensaio ao vivo do que um show propriamente dito, e quase ninguém viu - só ouviu.

O U2 imitou em 1987 quando gravou o clipe de "Where the Strees Have No Name", do álbum "The Joshua Tree", em Los Angeles, nos Estados Unidos - tocou ao vivo, de surpresa, no topo de um prédio, aparentemente ao vivo.

Como era de se esperar, tudo parou naquele momento na avenida, uma das principais da cidade. os sentidos da avenida fora interrompidos basicamente, em um primeiro momento, por alunos do colégio Objetivo e da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, que funcionavam no prédio da TV Gazeta.

Logo em seguida milhares de trabalhadores largaram o almoço para acompanhar a apresentação gratuita, que durou menos de ento uma hora e foi bem abaixo da crítica - nem tanto por culpa dos músicos. Foi uma ação arrojada de marketing.

Para quem, como eu, estudava na Cásper Líbero e até simpatizava com o som descompromissado e engraçadinho do Ultraje, foi um grande evento cultural, que misturava ousadia e transgressão pouco tempo depois do fim da nefasta ditadura militar. Infelizmente as condições técnicas eram ruins e a banda fez o que pôde.

http://sombrasearvoresaltas.blogspot.com/2019/12/ultraje-rigor-fez-um-show-surpresa-na.html

O Top Center Shopping decidiu homenagear aquele evento ocorrido 36 anos atrás e programou um minifestival no dia 16 de julho supostamente para celebrar o mês do rock. mesmo sem uma justificativa que valha, está valendo, com shows gratuitos e homenagens ao próprio Ultraje.

O festival, que terá a apresentação de diversas bandas de rock, ocorrerá no dia 16 de junho, a partir das 12h, proporcionando uma experiência única repleta de música e energia contagiante.

 O festival será apresentado por Elcio Coronato e embalado por inúmeros shows com clássicos da música internacional e homenagens aos mais de 30 anos do rock, com apresentações de diversas bandas com Henrique Fogaça e Oitão, Clemente & Casa Civil, Dino Linardi & The Blues, Corazones Muertos e School of Rock. 

Além disso, o evento irá homenagear Roger, Leôspa, Maurício Defendi, Serginho Serra, Cacá Prates, Boninho pela captação das imagens e todos os Ultrajantes do Staff de 1987, que contribuíram para o sucesso do evento. Nesta edição, o festival está sendo organizado pelo CP Management e RGB Entretenimento.

"Estamos entusiasmados com o festival, pois teremos a oportunidade de reviver um evento incrível que ocorreu em nosso empreendimento há exatamente 36 anos. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais cultura e entretenimento de forma gratuita para nossos clientes.", afirma Jaqueline Oliveira, coordenadora de marketing do Top Center Shopping.

Serviço

Rock na Paulista

Quando: 16 de junho

Onde: Entrada Top Center, Avenida Paulista, 854

Horário: 12 às 15h30
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário