A roça encontra o punk. A nova encarnação do projeto Moda de Rock conseguiu um feito e tanto: transformar ouro em um ouro ainda mais valioso com o quarto álbum de estúdio, "moda de Rock Brasil", dedicado a alguns dos clássicos supremos de bandas nacionais vertidos para a viola caipira, aula de dez cordas.
Ao vivo, as novas versões viraram outras músicas, ganhando vida com arranjos inusitados e ares eruditos. Imagine "Medo", clássico punk do Cólera, tornando-se um senhora peça quase erudita? Ou "Heavy metal do Senhor", de Zeca Baleiro, ficando mais soturna e sarcástica?
Os violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder continuam a bem-sucedida saga de mostrar os clássicos do rock nacional na viola caipira e se apresentam n Sesc Belenzinho neste domingo, 6 de agosto, tendo a companhia de grande quilate: a violonista Adriana Farias, instrumentista virtuosa do mais brasileiro dos instrumentos, e apresenta seu repertório de carreira, além dos hits da discografia de Adriana.
A ideia é cruzar as boas sacadas que os dois tiveram ao adaptar clássicos do rock para a viola com a música mais tradicional de Adriana, exímia violonista e dona de um repertório autoral surpreendente.
São cinco álbuns e um DVD em 13 anos de carreira com o Moda de Rock, projeto que já supera, atualmente, a atividade do Matuto Moderno, o grupo de rock rural da qual Vignini e Zé Hélder fazem parte.
O Moda de Rock deu certo logo de cara, com um álbum cultuado e um segundo volume que vendeu ainda mais, levando a dupla para tocar no México, EUA, Canadá e Argentina.
Ouvidos acostumados a não relacionar os dois estilos perceberam que o rock no ambiente da viola caipira e o instrumental brasileiro de raiz geraram uma parceria harmoniosa, entre o metal e o acústico.
Nos álbuns e no DVD tiveram convidados como Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Edgard Scandurra (Ira!), Robertinho do Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth), o percussionista Marcos Suzano e o cantor e compositor Renato Teixeira.
Em 2022, a dupla lançou o seu quarto disco de estúdio, "Moda de Rock Brasil", dedicado exclusivamente ao rock nacional com arranjos para bandas como Mutantes, Raul Seixas, Novos Baianos, Joelho de Porco, Ira! Plebe Rude, Dorsal Atlântica, Cólera e Camisa de Vênus.
Adriana Farias, por sua vez, é adepta também da viola caipira e transita em seu repertório entre o rock rural, como a dramática música "Atenda Se Puder", que quase resvala no sertanejo atual, e a música caipira de raiz, como a tradicional "Sereno", tendo espaço ainda para a MPB em "Planeta Água".
Informações sobre ingressos e local do show podem ser obtidas clicando em https://www.sescsp.org.br/programacao/moda-de-rock-convida-adriana-farias/
Nenhum comentário:
Postar um comentário