quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Pérolas escondidas nos álbuns do Van Halen

 Marcelo Moreira

Van Halen em sua formação clássica (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma banda de hits monstruosos e performances arrasadoras nos palcos e no estúdio, para não falar nos clipes que marcaram o rock. 

Todo mundo sabe cantar e identificar o Van Halen por músicas como "Jump",  "You Really Got Me", "Panama", "Summer Nights", "Love Walks In", "Dreams" e "Why Can't This Be Love", entre outras. Já a instrumental "Eruption" se tornou sinônimo de guitarra e marca registrada de Eddie Van Halen, que morreu na terça-feira (6), de câncer na garganta.

Só que a banda tem muito mais a oferecer para um público que há muito não escutava a banda ou quer conhecer um pouco mais da genialidade de Eddie, um instrumentista tão importante quanto Jimi Hendrix, pois revolucionou a guitarra e tinha a inovação como característica principal.

Não se tratam de "lados B" ou canções obscuras, mas gemas que foram editadas nos álbuns e que não receberam a devida atenção por sua qualidade, além de pouco tocadas nas turnês da banda.

Vamos listar aqui alguns exemplos para que possamos reverenciar e homenagear mais uma vez Eddie Van Halen:

- "Unchained" - Típica canção festeira, mas recheada de sacanagem e ambiguidade. Refrão grudento, riffs extraordinários e uma interpretação contagiante de David Lee Roth nos vocais. É um clássico que nunca foi devidamente valorizado pela banda, mas que ajuda a transformar "Fair Warning" no melhor disco da banda.

- "Head About It Later" - A melhor de todas as canções da banda, na minha opinião. Síntese perfeita entre música pop e rock'n'roll com letra que foge da mesmice. O refrão é contagiante, sustentado por guitarras esfuziantes e intensas. É o pilar de "Fair Warning".

- "Mean Street" - Abertura de "Fair Warning". Entre os guitarristas, poucos riffs são tão conhecidos como os desta música, que são usados frequentemente em aulas do instrumentos. A introdução na guitarra é insinuante e a bateria grooveada é marcante dentro do hard rock. Eddie usa poucos efeitos externos, mas obtém um efeito circular nos riffs centrais que é instigante.

- "I'll Wait" - Poderia ser considerada a faixa-símbolo de "1984" com suas camadas de teclados e sintetizadores, os novos brinquedinhos de Eddie Van Halen. Ok, as guitarras ficam meio soterradas, mas é possível observar ótimas linhas de guitarras. A faixa destoa um pouco do restante do álbum por ser um pouco mais dramática e tensa, justamente pelas melodias carregadas de teclados e efeitos. No entanto, é um primor de composição. 

- "A Apolitical Blues" - Essa é obscura, do álbum "OU812", mas é uma pérola do repertório, composta por Lowell George. É o único blues puro gravado pela banda, com um piano safado tocado por Eddie que serve de cama para uma fenomenal performance de violão e guitarra. O bom humor transpira em todas as notas e Sammy Hagar brinca com sua voz de forma a irritar qualquer aspirante a cantor de rock.

- "Seventh Seal" - A abertura do álbum "Balance" é pesada, muito pesada. Talvez seja o mais próximo que a banda tenha chegado do heavy metal. As guitarras mostram um pouco de saturação nos efeitos, mas atingem um ponto certo para passar uma impressão de sufocamento, de pressão claustrofóbica. É tensa, dramática e agressiva, de certa forma. Uma das obras-primas da banda.

- "Poundcake" - A famosa faixa com a furadeira rosnando na guitarra e que é um dos pilares do álbum "For Unlawful Carnal Knbowledge". Outra das mais pesadas da banda, tem riff arrasador e solos cortantes e penetrantes. É música para extravasar, para gritar e para sentir a potência do hard rock bem feito e colossal.

- "Judgement Day" - Outra de "For Unlawful Carnal Knbowledge", apresenta riffs poderosos e uma linha melódica de baixo extraordinária, que serve de base para segurar as boas sacadas de Eddie nos refrões e nos riffs. Também é bastante pesada.

- "Black and Blue"- Um dos momentos mais pop de "OU812", rivaliza com "Mine All Mine" como uma das melhores do disco. A guitarra conduz tudo com uma malemolência bem bluesy, lembrando bastante o Whitesnake.

- "Inside" - Em um disco que na verdade é quase um greatest hits, no caso "5150", tinha de haver algoi  diferente e estranho. Essa canção é experimental, sem um vocal principal propriamente dito na primeira parte, com Sammy Hagar declamando a letra. Depois entra um rock vigoroso, com guitarras vibrantes e bem encaixadas em uma linha melódica às vezes deliberadamente errática. Mostra a versatilidade que a banda havia adquirido.

- "House of Pain" - Fugindo do padrão de "1984", os teclados deram uma trégua aqui e o Van Halen dos discos anteriores reaparece, com a guitarra insinuante e dominante. São vários solos complementares e riffs impossíveis que transformam a faixa em um maravilhoso"portfólio" de Eddie Van Halen. Hard rock festivo e descompromissado, e ainda assim extraordinário.

- "Hang'Em High" - Na mesma linha de "House of Pain", é festiva e menos intrincada. Hard bem reto e direto, mas com um colorido de guitarra sublime. Eddie transformava o simples em estupendo de forma tão natural que chegava a irritar.

- "And the Cradle Will Rock" - A abertura de "Women and Children First" é uma declaração de guerra, com uma introdução de guitarra cheia de efeito e uma estrutura melódica que evidencia a guitarra e empurra a melodia forte para frente. É uma das canções reconhecíveis da banda no primeiro acorde.

- "Everybody Want Some" - Na sequência de "And the Cradle Will Rock", vai na mesma toada, com um clima festeiro, mas displicente e insinuante. A guitarra, de novo, é o destaque.

- "Somebody Get Me a Doctor" - A melhor faixa de "Van Halen II" ficou obscurecida pelas duas anteriores no disco, os sucessos e mais pop "You're No Good" e "Dance the Night Away". Rápida, eficiente e pesada, tem aspectos de uma canção punk por conta de sua urgência, mas é um clássico do hard rock dos primórdios.

- "Atomic Punk" - Mais agressiva e com pegada mais direta, é um clássico do primeiro álbum da banda. Serviu como uma espécie de "laboratório" para Eddie Van Halen experimentar efeitos de pedal e de reverberação dos amplificadores. Os timbres também foram pesquisados à exaustão nesta faixa.

 

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