Os projetos Live Aid e USA for Africa mudaram a música popular e sua relação com as causas beneficentes. Foram megaconcertos de rock dos anos 80 criados basicamente para arrecadar fundos em benefício de populações africanas afetadas pela fome.
E o Live Aid, ocorrido em 1985, acabou se tornando um sinônimo de rock, tanto que sua data, 13 de julho, foi consagrada como o Dia Internacional do gênero em muitos países.
Vários projetos como objetivos beneficentes surgiram inspirados na inciativa, entre elas o "Hear 'n Aid", encabeçado por Ronnie James Dio em 1986 também para arrecadar dinheiro para os famintos da África.
Na verdade, também serviu de resposta ro rock pesado ao próprio Live Aid, que relegou o heavy metal e só deu espaço para a música pop e medalhões dos anos 70 – com honrosas exceções de Black Sabbath com Ozzy Osbourne, Led Zeppelin (com Chester Thompson e Phil Collins como bateristas) e Judas Priest.
Na verdade, também serviu de resposta ro rock pesado ao próprio Live Aid, que relegou o heavy metal e só deu espaço para a música pop e medalhões dos anos 70 – com honrosas exceções de Black Sabbath com Ozzy Osbourne, Led Zeppelin (com Chester Thompson e Phil Collins como bateristas) e Judas Priest.
O projeto teve a liderança de Dio e de dois integrantes de sua banda na época, o guitarrista Vivian Campbell e o baixista Jimmy Bain.
Gravado nos dias 20 e 21 de Maio de 1985, reuniu a nata do rock pesado da época, com mais de 40 artistas entupindo os estúdios da A&M Records, em Los Angeles. Todos estiveram presentes nas gravações da música "Stars".
Além da música principal, o álbum lançado no final daquele ano tinha nove clássicos com direitos cedidos pelos artistas, ou em versões ao vivo ou diversas das originais gravadas em estúdio.
Além da música principal, o álbum lançado no final daquele ano tinha nove clássicos com direitos cedidos pelos artistas, ou em versões ao vivo ou diversas das originais gravadas em estúdio.
Entre os participantes estiveram os bateristas Tommy Aldridge (Ozzy e Whitesnake), Carmine Appice (Beck, Bogert and Appice, King Kobra), Vinnie Appice (Dio e Black Sabbath) e Frankie Banali (Quiet Riot) o vocalista Eric Bloom (Blue Oyster Cult), Vivian Campbell, o guitarista Carlos Cavazo (Quiet Riot), Ronnie James Dio, Don Dokken (guitarra e vocal do Dokken), os guitarristas Brad Gillis (Ozzy), Craig Goldie (Dio), Chris Holmes (W.A.S.P.), Yngwie Malmesteen, Dave Murray e Adrian Smith (ambos do (ambos do Iron Maiden), George Lynch (Dokken e Lynch Mob), Neal Schon (Journey), Ted Nugent e os vocalistas Rob Halford (Judas Priest), Kevin Dubrow (Quiet Riot), Blackie Lawless ((W.A.S.P.), Dave Meniketti (Y&T), Vince Neil (Motley Crue) e Feoff Tate (Queensryche), entre outros.
Importante para época por mostrar a força de um segmento da música que crescia exponencialmente, acabou ficando apenas no álbum e nos videoclipes, o que limitou a arrecadação a pouco mais de US$ 1 milhão.
Músicas do LP:
Músicas do LP:
1 – Vários – "Stars" – 7:18
2 – Accept – "Up To The Limit" – 5:05
3 – Motörhead – "On The Road" – 4:57
4 – Rush – "Distant Early Warning" – 5:09
5 – Kiss – "Heaven's On Fire" – 4:24
5 – Jimi Hendrix – "Can You 'See Me" – 2:29
6 – Dio – "Hungry For Heaven" – 4:47
7 – Y&T – "Go for The Throat" – 4:35
8 - "Go for the Throat - Y & T (Live in 1985)
9 – Scorpions – "The Zoo" – 6:15
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