segunda-feira, 7 de junho de 2021

Novo projeto reforça o domínio das garotas no rock pesado nacional

Marcelo Moreira




As maiores novidades do rock pesado brasileiro neste 2021 devastado pela pandemia de covid-19 são duas bandas formadas por mulheres. A Crypta, de death metal, reúne Fernanda Lira (baixo e vocais) e Luana Dametto (bateria), ambas ex-Nervosa, e lança seu primeiro álbum na próxima semana via Napalm Records. 

Já a Malvada, que tem Angel Sberse, ex-participante do programa The Voice Brasil, nos vocais, surgiu há um ano e deve lançar seu primeiro álbum, em português, até  final do ano.

Não é coincidência que um dos destaques de 2021 no lançamento de álbuns entre bandas brasileiras também seja uma banda feminina, a Nervosa, agora uma banda internacional, que brilhou em janeiro com o ótimo "Perpetual Chaos".

Domínio no mercado nacional? Se depender do projeto She, sim, as garotas vão abocanhar mais um pedaço desse mercado - merecidamente, já que a quantidade de bandas no Brasil em que as meninas se destacam é muito grande.

O She é uma ideia da produtora Som do Darma, em que atua Susi dos Santos, que assumiu a tarefa de organizar e incentivar as mulheres a mergulhar de cabeça no rock e no metal. Machismo e misoginia? Guitarras pesadas nas cabeças dos idiotas!

A curadora do projeto não esconde a empolgação. "O núcleo criativo da She são os line-ups que formaremos com musicistas de todo Brasil para participação no Roadie Crew – Online Festival, porém queremos disponibilizar o projeto para muito mais."

De acordo com Susi, "vemos a She como uma nova instância onde todas as mulheres headbangers, do Brasil e do mundo, podem se encontrar, comunicar, partilhar e se pertencer. She sou eu. She é você. Somos todas She. She é o grito da mulher headbanger.”

A estreia do projeto contará com um elenco formado pela baixista Fernanda Lira (Crypta e ex-Nervosa, um dos destaques atuais do rock brasileiro)), a guitarrista Débora Losna (Losna), a baterista Isabela Moraes (Kamala) e a vocalista Cacau Pinheiro (Made Of Stone). 

O quarteto promete fazer uma versão bem pesada de “Cherry Bomb”, clássico da banda feminina The Runaways. A produção musical fica por conta de Alex Voorhees, vocalista da banda Imago Mortis.

A ideia é ter uma formação diferente no projeto a cada exibição, seja em formato virtual ou mesmo nos festivais que, um dia, voltarão a receber público virtual.

A escolha das artistas passa, eventualmente, pelo crivo e escolha de Susi dos Santos e da Som do Darma, mas é possível tentar mostrar o trabalho enviando material parea a produtora.

"Mulheres de todo Brasil, musicistas ou não, interessadas em participar de uma extensão criativa do vídeo de estreia, podem entrar em contato via direct pelo Instagram oficial do projeto: www.instagram.com/sheheavymetal

O evento online, "Roadie Crew Online Festival", é realizado mensalmente e tem a missão de celebrar e promover o trabalho das bandas brasileiras e fortalecer a cena do heavy metal nacional, sempre com transmissão "Streaming-Live" exclusiva pelo canal oficial da Roadie Crew no Youtube - www.youtube.com/roadiecrewmagtv

Nenhum comentário:

Postar um comentário